terça-feira, julho 03, 2012
Rio -92 e Rio +(nada)



Os números de Rio+20 foram gigantescos: 180 países representados; 130 chefes de Estado e de Governo; 50 mil convidados oficiais.

Os resultados foram, todavia, decepcionantes ("The Future We Want"). A Cimeira que terminou dia 22 de Junho foi uma mão cheia de nada. Nem sequer de muita vontade.

Mas como temos que procurar sempre o lado positivo em todos os momentos, acrescentaria que o sinal mais veio da divulgação mediática de um encontro que, no mínimo, possa ter contribuído para acordar (e abanar) as consciências humanas para as questões ambientais. Ao lado da nossa porta, dentro da nossa casa, no nosso bairro, na nossa aldeia ou cidade.

Um colunista de “The Guardian”, George Monbiot, referiu-se ao “maior fracasso da liderança colectiva desde a Primeira Guerra Mundial”. Conclusão exagerada? Não! É mais fácil formar uma coligação de guerra do que um consílio dedicado ao ambiente e ao fim da fome com passos fimes.

Sei que, mais tarde ou mais cedo, as gerações vindouras irão fazer o juízo correcto sobre o rasto deixado pelas gerações que antecederam. E espero que não saia daí nenhuma maldição.

No vídeo, Severn Cullis-Suzuki, a menina canadiana do grupo ambientalista Environmental Children's Organization (ECO), do alto dos seus 12 anos, que na Rio-92, tentou alertar os líderes mundiais – políticos, empresários, jornalistas, "os pais, irmãos e filhos" - para a destruição irresponsável do Planeta.

 
Lavrado por diesnox at terça-feira, julho 03, 2012 | Permalink |


0 Comments: