quarta-feira, novembro 19, 2008
pesos e PESOS
É giro. Os intelectuais e os media andam histéricos por causa da ironia falhada da Manuela Ferreira Leite e dos seus seis meses sem democracia, e ninguém fala da notícia do Financial Times que coloca o nosso Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, como o pior da UE, segundo um painel de economistas. É giro.
 
Lavrado por Ice-device at quarta-feira, novembro 19, 2008 | Permalink |


8 Comments:


At 3:15 da tarde, Anonymous Anónimo

Não querendo tirar importância ao estudo do FT, a boca da Manuela Ferreira Leite é muito infeliz. Tantos anos de política e ainda não sabe que não pode dizer o que lhe vem à cabeça.
O ministro é o pior entre 19 países analisados e o estudo é feito com base no estado das finanças de cada país, não em capacidades profissionais/pessoais/políticas. Vale o que vale... e também não precisávamos que viesse o FT dizer uma coisa dessas. Sabemos bem quem temos.

 

At 11:28 da manhã, Blogger Ice-device

Nao posso concordar. Não se trata de averiguara as qualidades humanas do senhor mas os resultados do seu trabalho. E pelos vistos é bem fraquinho. Quanto à MFL o que ela provavelmente queria dizer era "se calhar era bom termos 6 meses sem diálogo com as organizações profissionais" e nao colocar em causa a democracia. Muitas vezes o termo "democracia" é usado como sinónimo de "diálogo". Mas ela tem um problema com a comunicação e deve trabalhar isso.
Ou não. Eu gosto dela exactamente porque diz as coisas conforme as sente e não como o politicamente correcto manda. é claro que a CS não gosta e por isso não lhe vai facilitar muito a vida.

 

At 3:15 da tarde, Anonymous Anónimo

Provavelmente a MFL estaria já a pensar que era ela que escolhia o que é e o que não é notícia.

Não está a ser um bom ano para senhora. Nenhuma das ideias dela cola.

 

At 10:57 da manhã, Blogger Ice-device

sim, mas repara, os líderes da oposição nunca têm a vida fácil neste país. por mais sérios que sejam toda a gente os deita abaixo. É assim com a manuela mas também foi com o Marques Mendes, o Ferro Fodrigues, o Durao Barroso o Constâncio etc etc etc. O líder do governo é sempre beneficiado pela CS como sabes.

Em relação ao que os orgãos de comunicação escolhem para ser notícia, as notícias muitas vezes são lançadas por interesses próprios e por interesses do poder político e nem sempre pelo interesse do público como devia ser. Ainda que a declaração seja vista como autoritária, tem um fundo de razão. A questão é saber se a MFL a conhece ou não.

 

At 1:34 da tarde, Anonymous Anónimo

Sobre a CS há um fundo de razão no que dizes, mas está muito no fundo. Isso reflecte-se em pequenas coisas, pequenos assuntos, não nas notícias que fazem manchetes. É aquela percentagem de podridão que existe em todo o lado, que é difícil de curar, mas que não impede o bom funcionamento das instituições (enquanto se mantiver nessas doses controladas). Uma coisa te garanto: estaríamos bem piores se fosse a política a decidir o que é e o que não é notícia. Aposto, por exemplo, que o facto do Manuel Sebastião acumular dois cargos incompatíveis seria perfeitamente normal!

 

At 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo

A propósito:

http://dn.sapo.pt/2008/11/25/opiniao/um_exorcista_para_a_sede_psd_favor.html

Está aqui tudo.

 

At 1:37 da tarde, Anonymous Anónimo

O link completo:

http://dn.sapo.pt/2008/11/25/
opiniao/um_exorcista_para_a_sede_
psd_favor.html

 

At 5:35 da tarde, Blogger Ice-device

Ora aí está um artigo interessante pela falta de objectividade.
Tá bem, é uma artigo de opinião, mas este tipo de textos são mesmo feitos para influenciar e normalmente são sempre a deitar abaixo o líder da oposição.
Expressões como "pobre PSD" ou " mandem um exorcista" ou "níveis olímpicos de desilusão" mostram exactamente os objectivos do colunista.

Recordo-te que se quizessmos fazíamos artigos igualmente sarcásticos sobre qualquer líder de outro partido.
era fácil dizer "eu acho tão natural o Louçã usar a honestidade intelectual como uma gravata". E pronto, já estava. Ou "venha de lá um coveiro para a sede do PCP" etc. Mas é curioso, o BE tem muito tempo de antena nos orgãos de CS mesmo quando propõe e diz algumas aberrações.

O que é mais grave é o tom paternalista com que a maior parte dos analistas trata os líderes de oposição: "Portugal precisa de um psd [ou ps] forte" "assim este líder não vai lá" "este líder tinha tudo para conseguir mas está a ser trapalhão".

A MFL mesmo comentendo os seus erros, tem característcas que não são apreciadas por estes dias. É velha, é austera, é feia, não é vendável. Ela troca a mediatização por dizer o que pensa mesmo com alguma dislexia argumentativa. Mas parece que ainda não se está preparado para abdicar do do superficial em deterimento do conteúdo.