sexta-feira, janeiro 16, 2009
Ermm...espera lá...

Eu é que gosto daquele pessoal que me diz " é pá, o avião? é o transporte mais seguro que há" pois é . Estatisticamente falando. Mas cum raio, quando acontece alguma coisa aquilo vem abaixo sem dó nem piedade. O que aconteceu ontem foi um milagre. Certo. Mas e a malta pergunta o que causou o despenho em Nova Iorque. Falha nos sistemas de navegação? Não. Quebra de elementos do avião? Não. Mau tempo? Não. Ataque terrorista? Nada disso. Foi um pássaro. Um bichinho. Um Filho da p*** de um pássaro. O meio de transporte mais seguro do mundo parte-se todo quando choca com um pássaro de 2 kilos. Ontem 155 pessoas safaram-se e até se louva os sistemas de segurança do aparelho e a perícia do piloto. Fosse noutro sítio onde não houvesse água e teriam morrido todos. Como na generalidade dos acidentes de avião. Por causa do estúpido de um pássaro.
Entrevistado pela sic noticias um comandante da nossa aviação disse que no aeroporto de Lisboa as aves são afastadas por canhões de gaz. Mas com o passar do tempo elas habituam-se ao barulho e voltam. Mas há outra solução: Libertam falcões de caça para afugentar os outros pássaros. BOA! estou muito mais tranquilo! tipo 5 falcões para 30.000 pompos. Dificilmente escapa um... ! Que solução tão genuinamente eficaz. Vou já meter-me no primeiro Airbus A 320 que vir. A segurança da nossa aviação está nas mãos de pássaros, ou melhor: nas asas. Aí está mais uma novidade mobilizadora.
 
Lavrado por Ice-device at sexta-feira, janeiro 16, 2009 | Permalink |


3 Comments:


At 11:34 da manhã, Anonymous Anónimo

E um prego de 20 gramas não é suficiente para provocar um despiste de um automóvel? E um parafuso numa linha ferroviária não pode levar ao descarrilamento de um combóio?
Creio que, no futuro, o problema das aves será ultrapassado, assim como os pregos perdidos e os parafusos soltos, mas até lá resta-nos o que temos: ou ficar em casa ou viver.
diesnox

 

At 12:38 da tarde, Blogger Ice-device

pois sim... Um prego no máximo faz o pneu perder ar...e mesmo que cause um acidente não mata 155 pessoas de uma vez.
A se se atravessar um pássaro matamo-lo e pronto.

O que eu quero dizer é que o avião, sendo um tranporte que é comprovadamente seguro, também é ridiculamente frágil, como comprovou o acidente de ontem e o de barajas em que o facto de um mostrador não funcionar fez com que 153 pessoas morressem.

 

At 2:28 da tarde, Anonymous Anónimo

Toda a máquina é susceptível de erro ou de avaria. Um prego pode furar um pneu e provocar um despiste de um autocarro com 50 pessoas. Há casos até de abelhas que entram nos carros e provocam acidentes. Depois podes ver uns acórdãos... No Sri Lanka e no Paquistão metem parafusos para descarrilar combóios apeados.

É frágil, claro... Mas no futuro, creio, os motores vão deixar de sugar o ar pelas turbinas e haverá sistemas anti-colisão com aves... Até lá, temos uma tecnologia já avançada.

E a culpa não é do pássaro, mas pode ser do Aeorporto, que tem o dever de controlar o espaço aéreo, evitando o contacto com os bichos. Desta vez, porém, tudo correu bem. E o avião era europeu...
diesnox