At 11:34 da manhã,
pois sim... Um prego no máximo faz o pneu perder ar...e mesmo que cause um acidente não mata 155 pessoas de uma vez.
A se se atravessar um pássaro matamo-lo e pronto.
O que eu quero dizer é que o avião, sendo um tranporte que é comprovadamente seguro, também é ridiculamente frágil, como comprovou o acidente de ontem e o de barajas em que o facto de um mostrador não funcionar fez com que 153 pessoas morressem.
At 2:28 da tarde,
Toda a máquina é susceptível de erro ou de avaria. Um prego pode furar um pneu e provocar um despiste de um autocarro com 50 pessoas. Há casos até de abelhas que entram nos carros e provocam acidentes. Depois podes ver uns acórdãos... No Sri Lanka e no Paquistão metem parafusos para descarrilar combóios apeados.
É frágil, claro... Mas no futuro, creio, os motores vão deixar de sugar o ar pelas turbinas e haverá sistemas anti-colisão com aves... Até lá, temos uma tecnologia já avançada.
E a culpa não é do pássaro, mas pode ser do Aeorporto, que tem o dever de controlar o espaço aéreo, evitando o contacto com os bichos. Desta vez, porém, tudo correu bem. E o avião era europeu...
diesnox
E um prego de 20 gramas não é suficiente para provocar um despiste de um automóvel? E um parafuso numa linha ferroviária não pode levar ao descarrilamento de um combóio?
Creio que, no futuro, o problema das aves será ultrapassado, assim como os pregos perdidos e os parafusos soltos, mas até lá resta-nos o que temos: ou ficar em casa ou viver.
diesnox