segunda-feira, maio 22, 2006
Nuclear, não obrigado!

Hoje, o suplemento de Economia do DN tem como manchete o tema da energia nuclear. Creio que é inevitável que mais ano, menos ano, o assunto converter-se-á em pergunta de referendo. Antes que seja tarde, julgo ser oportuno enfrentarmos a questão com coragem. E nesse sentido, manifesto a minha total discordância à opção nuclear.

Os argumentos do SIM (entre eles, a segurança na manipulação desta fonte, a dependência energética do nosso país face ao ouro negro, a desnecessidade de investimentos públicos) NÃO ME CONVENCEM...

A rejeição pelo nuclear deveria significar uma questão de principio. Porque, aliás, existem múltiplas soluções que devem ser exploradas. A começar pelo civismo no incentivo à poupança no consumo das energias fósseis. Todos os dias desbaratamos recursos, sem nos darmos conta que os seus custos vão ser pagos pelas gerações vindouras.

Mesmo que o nuclear seja uma fonte segura, como explicam a tendência de abandono por esta fonte, como demonstram os indicadores das últimas décadas?

Em segundo lugar, para onde iriam os resíduos radioactivos? Iriam ser tratados? Ou apenas armazenados entre rochas? A verdade é que os lixos não têm solução.

Terceiro: sinto que por detrás do tema estão, como é costume, muitos interesses... Daqui a algumas décadas, quando a central se tornasse inútil, quem iria ficar com um problema entre mãos seria o Estado... No fundo, o problema seria dos nossos filhos...

Expliquem-me ainda este lado do problema: será que Patrick Monteiro de Barros quer uma central somente porque está preocupado com a nossa dependência energética ou com as quotas de emissão de gases a que nos obriga o Protocolo de Quioto? Ou são antes os euros que um investimento faraónico como este comportaria?

Por estas e outras razões/dúvidas, mantenho-me sólido numa opinião que valerá apenas um voto num futuro referendo.

 
Lavrado por diesnox at segunda-feira, maio 22, 2006 | Permalink |


2 Comments:


At 4:40 da tarde, Blogger Ice-device

acho que devemos mesmo estudar a fundo o tema. é verdade que estamos interrados em combustíoveis fósseis e completamente dependentes do estrtangeiro e por isso pagamos tão caro a energia.

nas últiams décadas tem havido abandono do nuclear essencialmente por pressões das opiniões públicas e menos por questões de segurança. Tirando chernobyl em que se se desrespeitaram todas as regras de segurança não houve mais qualquer grande desastre núclear. Em compensação quantas pessoas já morreram por causa do petróleo?

Núclear deve ser considerado sim.
e não estou a manifestar o meu apoio. apenas que temos que discutir sem demagogia este tema.

 

At 5:24 da tarde, Blogger xico

eu estou de acordo com o ice... há que discutir e avaliar sem preconceitos a questão nuclear.

hoje a própria união europeia defende o regesso à energia nuclear, incentivando a construção de novas centrais pela europa fora.

portugal tem por outro lado condições para ser um lider neste campo pelas reservas que o pais possui de urânio...