quarta-feira, agosto 23, 2006
Censura?

«Mas se esta nova contenção funcionou favoravelmente à informação na SIC e na TVI, na RTP serviu para esconder uma intolerável censura da livre informação aos portugueses. Nenhuma regra de auto-regulação pode explicar o que aconteceu no Telejornal de 12 de Agosto, que serve aqui como exemplo do que tem sido em geral esta nova forma de censura na RTP. [...] Mas as informações de que disponho indicam que o gabinete do primeiro-ministro deu instruções directas à RTP para se fazer censura à cobertura dos incêndios: são ordens directas do gabinete de Sócrates», Eduardo Cintra Torres, in Público, 20 de Agosto de 2006.

«Gostava que esse senhor, que se diz jornalista, dissesse qual é o número da sua carteira profissional e se está em dia. Como é hábito, ele está a mentir. Hoje informaram-me na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista que ele não tinha a carteira em dia. Ele está a usar uma profissão que não é a dele para se esconder atrás do segredo das fontes. [...] Esse senhor quando diz que recebemos instruções directas do gabinete do primeiro-ministro vai ter de o provar em tribunal. Quem deu a ordem, quem a recebeu e de que forma foi dada...»
, Luís Marinho, director de informação do canal público, em directo ao telefone na SIC Notícias, Terça-feira à noite, 22 de Agosto, respondendo às acusações do crítico de televisão.

E agora, pergunto: o que vão apurar os tribunais? Será que os advogados das partes vão chegar a um acordo «porreiro» nos bastidores? E tudo ficará como antes?
 
Lavrado por diesnox at quarta-feira, agosto 23, 2006 | Permalink |


22 Comments:


At 2:45 da tarde, Blogger Ice-device

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

At 2:48 da tarde, Blogger Ice-device

Bem... é claro que o primero coment tem que ser meu.

Em primeiro lugar, gostava de saber o que se passou no telejornal do dia 12 de Agosto.

Em segundo, e venha quem vier, estou completamente de acordo que as imagens excessivas de incendios sejam censuradas na TV.
Mais, não devia ser o governo a mandar censurar, mas sim o bom senso dos editores. Eles que têm tanto bom senso para cortar outras coisas [por exemplo notícias acerca de ciência que não se vêm na TV] podiam já ter percebido que essas imagens e directos ridículos sem conteúdo mais do que imagens dantescas, só servem para incentivar alguns incendiários. Esta é a minha convicção e alguns estudos acerca da mediatização deste e de outros fenómenos apontam nesse sentido.

Por isso se o Sócrates deu intruções para que não se passem imagens e informações excessivas na TV pública eu acho que ele fez MUITO BEM.

É claro que os puristas chamam-lhe censura. Eu prefiro pensar no interesse público. A SIC e TVI preferem ganhar audiências à custa da desgraça alheia. Para eles pouco interessa se as famílias ficam na miséria. Quer dizer, quanto mais dramatismo melhor.

 

At 8:50 da tarde, Anonymous Anónimo

É bem ! Também acho que se faz mto. bem em silenciar a pedofilia, já viram o q era andarem aí a influenciar as pessoas q tadinhas estão tão sossegaditas nos seus lares à hora da janta. E mais, a pobreza não tem de se mostrar também...é pois é! Olha se desatava tudo a querer ser pobre!Como é que era? acham que o país tinha capacidade? Hein? Tinha?
Ora assim é que é, a bem do interesse público!Sabemos como é quando há informação excessiva. Vide o ex da flôribela, toda a gente quer ser flôribela. Viva o Sócrates,Viva ,PIM !

 

At 3:47 da manhã, Anonymous Anónimo

Ice Device, não lhe fazia mal pedir um ou outro “advice” antes de escrever certas coisas. Mas, certamente, que longos anos de experiência profissional numa qualquer redacção lhe permitem opinar com rigor sobre pseudo-censura, sobre exploração da desgraça alheia, sobre imagens e directos ridículos e sem conteúdo.

Ou será que não? Não estará cada palavra escrita sobre estes assuntos alicerçada num conhecimento empírico apenas imaginário? A teoria do “pouco interessa se as famílias ficam na miséria”, essa então, é de uma ignorância atroz.

Podia pronunciar-me sobre a gestão dos recursos hídricos, sobre a dívida pública de Angola, sobre o novo namorado da Elsa Raposo….
Como continuo a achar que mais vale ficar calado do que dizer asneira, remeto-me ao silêncio. Ou, em alternativa, posso sempre seguir o seu exemplo e procurar sites de projectos evangélicos na Internet para defender o insustentável e tentar encobrir um conservadorismo bacoco.


PS: Quero acreditar que nada do que escrevi vai ser censurado….

 

At 9:50 da manhã, Blogger Ice-device

Eh Eh.. bem, nesta da censura tenho consciencia que vai ser um debate difícil, porque na essencia, vocês estão certos. Eu também não sou a favor da censura. Mas vou tentar explicar o meu ponto de vista da melhor maneira possível.

Anónimo, benvindo.

 

At 10:45 da manhã, Blogger Ice-device

A ilusão de que a censura não existe é também ela um engano.

Existe! E existe todos os dias. Se antigamente eram os governos a exerce-la, hoje são os meios de comunicação social que a praticam. Sim a CS. Através do seu agenda setting. é uma censura muito mais subtil e difícil de detectar.

A CS selecciona as notícias consoante lhe interessa e isso é particularmente visível nas empresas privadas. por isso, somos bombardeados constantemente por notícias que ultrapassam largamente a sua importância real (mesmo sendo esta importância real difícil de definir).

As TV's privadas são disso exemplo. Com o intuito de vender o seu produto, trazem-nos notícias muito viradas para o dramatismo, a mediatização ou para a violência/sexo/cor-de-rosa.

o espaço que essas notícias ocupam, não é ocupado por outras porventura mais importantes mas que não "vendem" por exemplo, notícias sobre ciência, sobre a União Europeia ou cultura. Isto é, objectivamente, censura porque essas notícias existem, podiam ser tratadas e não são porque não interessam às audiências.

O caso dos incêndios é exemplo disso. As TV's fazem da época de incêndios um prato cheio. é bom e barato. Que se noticiem os fogos, pois muito bem. Que se faça espectáculo com eles não posso concordar. Já não é a primeira vez que vemos directos dos fogos em que o jornalista SE METE NO CAMINHO DOS BOMBEIROS. Ora isto é o jornalista a ser a notícia e não a relata-la.

é uma questão de bom senso. e de regras. Quando o Subtil invadiu a casa de banho da RTP, de repente mais 3 ou 4 tipos resolveram fazer o mesmo para dar nas vistas e terem directos televisivos. As Tv's, e muito bem, concordaram em não fazer eco dessas iniciativas porque teriamos um efeito bola de neve. no fundo, censura. Mas todos aplaudiram porque foi "auto-regulação".

Com os incendios houve este ano um acordo tácito entre as Tv's para não se exagerar na cobertura televisiva. No fundo, censura. Mas como partiu dos directores foi um exemplo democrático.

Anónimo: não tenho muitos anos de redacção num meio de CS. Apenas uma experiência de 3 anos como director de um pequeno jornal local. Não é a SIC, mas deu para perceber como funcionam as coisas. e em CS, principalmente privada, o interesse empresarial nem sempre se cruza com o interesse jornalístico. por muito que custe a aceitar. Espero que na redacção onde trabalha as coisas não sejam assim.

 

At 12:59 da tarde, Anonymous Anónimo

Meu caro Ice, hesitei bastante antes de escrever aqui. Estive várias vezes tentado a fazê-lo, mas recuei sp. Fi-lo agora e ainda bem. Afinal, isto até tem piada.

Qto às questões de fundo que abordaste, como a tendência das tv´s privadas para as notícias viradas para o dramatismo, para a mediatização ou para violência/sexo/cor-de-rosa, muito tinha para dizer. Vou tentar rebater ponto por ponto quase todas as tuas teorias. Sem recorrer, espero, a termos como "agenda setting". Pq? Pq acho que continuas demasiado agarrado ao mundo dos livros de teorias da Comunicação e, por isso, falhas na abordagem prática destes assuntos.

Mas isso fica para mais tarde...Aqui ou no msn...

 

At 1:27 da tarde, Blogger Ice-device

bem, mesmo que queiras manter o anonimato aqui, o que eu entendo, espero saber quem és, na medida em que tu sabes quem eu sou.

e venham lá esses argumentos, tal como disse antes, vou admitir que esta discussão, é no, meu caso, uma montanha para subir, porque os meus argumentos se baseiam em poucos estudos concretos, e numa convicção pessoal profunda, do contacto que tenho com o fenómeno da comunicação e neste caso, dos incendios.

 

At 1:35 da tarde, Blogger Ice-device

Ouçam o manhoso. Ele tem muita razão e moral para dizer o que diz.

eu também acho que a auto-regulação deve vir dos reponsaveis pela CS. Claro. Mas quando eles abusam, e de facto abusam, a tutela deve manter regras a cumprir.
Os directores que não venham como virgens ofendidas porque lhes cortam o pio. Coitadinhos que os meninos são os arautos da justiça e da imparcialidade...

 

At 5:04 da tarde, Blogger Sara

C'um caneco... a Elsa Raposo tem um namorado novo?? :P

 

At 12:45 da manhã, Anonymous Anónimo

Atão pois tem! Ela q tinha tatuado o nome Gonçalo no braço agora o q pode fazer é acrescentar...e Companhia! mas parece q foi tirar aquilo a lazer. Ela por acaso não saberá q pode dar uso ás canetas de filtro,
são de pouca duração , mas pelo menos só deve andar para aí umas 3 horas com o nome que nao é

 

At 12:32 da tarde, Anonymous Anónimo

so ignorantes neste blog...

 

At 12:32 da tarde, Anonymous Anónimo

Esse ice-device é o pior de todos.

 

At 1:18 da tarde, Blogger Ice-device

são dois argumentos bem esgalhados, sim senhor. Tragam mais material desse.

 

At 1:29 da tarde, Anonymous Anónimo

O ice-device é que está habituado a esgalhar...

 

At 2:13 da tarde, Blogger Ice-device

É assim: Se é para contribuir, sejam bem vindos. se é para fazer apreciações pessoais, e brincar aos insultos e arroganciazinha, eu posso jogar esse joguinho. E podem crer que me certifico que o ganho. Vocês escolhem.

 

At 7:57 da tarde, Anonymous Anónimo

Brincar aos insultos é realmente de mau tom. Quanto á "arroganciazinha", chamemos-lhe antes ser-se aguerrido em excesso. Quanto a certificares-te que ganhas, não o faças, não vale a pena pois não te dá mérito.Gostamos de ti lúcido, sensato.És um senhor. :) Não se grita mais alto pois não?
Saudações

 

At 10:25 da manhã, Blogger Ice-device

Sou um dos 3 administradores deste blog, tenho todo o direito de zelar pelo seu bom funcionamento. Quem não gostar de expor argumentos com respeito, tem o caminho aberto para não aparecer por cá. Tão simples como isto.

E agora venham contribuições sobre o tema deste post.

 

At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo

Meus amigos, aqui não há palhaçadas, nem ataques pessoais! Têm alguma coisa a dizer ao Ice, deixem de ser cobardes e digam-no pessoalmente.

Se os ataques continuarem, Ice, tens todo o meu apoio para os censurar, afinal, o blog é vosso, podem fazer o que quiserem!

O que me parece ser importante questionar é... de quem é a RTP? Não podemos fazer comparações com a SIC e TVI pq por muito que nos custe, a RTP é do Estado e deveriam assumir isso de uma vez por todas. Mas, atenção... do Estado, não do governo!

Outra coisa... quantas vezes a SIC já transmitiu noticias com o Balsemão, ou das empresas do Balsemão? Ninguém se importa com isso? Não... afinal, a SIC é do Balsemão, ele faz o que quer com ela!
E a TVI? Digam-me vcs pq eu não costumo ver o jornal da TVI...

 

At 5:09 da tarde, Blogger Ice-device

Bem, normalmente no que diz respeito às notícias da empresa dona do meio de comunicação, funcionam as mais puras relações públicas de qualquer newsletter: Dão-se as boas notícias e omitem-se as más.

A sic, por exemplo dá sempre as notícias que concernem as dívidas da RTP ou o défice.

NO outro dia apresentou uma reportagem sobre a floribela num dos Jornais. Porque tem sido um sucesso. Se não, não se metia nisso.

A TVI com o seu big brother ou mais recentemente com o caso da morte do actor dos MOrangos com Açucar também constrói notícias a partir de dentro.

Quanto aos incêndios, e mesmo que a RTP tenha sub-exposto a temática [e eu vou partir do principio que sim], eu nunca ouvi o sr. ECT a falar acerca da sobre-exposição que na maior parte dos casos as TV's exploram em relação ao mesmo tema.

 

At 10:09 da manhã, Blogger Sara

Mine & Coirato: descobri este fim-de-semana (quando fui à cabeleireira, ehehe) que afinal a Elsa tem mesmo um namorado novo. Pelos vistos, e se a memória não me falha, o senhor chama-se Mário e foram juntos a Fátima e tudo. Suponho que pra rezar a ver se aquilo dura mais que uma bateria de telemóvel...
E eu a viver na mais pura das ignorâncias quando acontecimentos deste gabarito têm lugar aqui, neste nosso Portugalzinho, rectângulo plantado à beira-mar...

 

At 1:23 da manhã, Anonymous Anónimo

Amiga Mosqueteira e isto foi falada na Sic e na Tvi ! A Rtp não é tida nem achada. Mas para que aqui o boss do blog nao se chateie eu até vou dizer uma coisa com pés e cabeça, só que com pés e cabeça desmesuradamente grandes, a coisa chamasse " Alta Autoridade para a comunicação ", nome pomposo para " se houver assim uma chatissezita a gente vem dar tau tau nos maus ". Ao abrigo da liberdade de expressão e da falta dela , se cometem as maiores barbáries e está tudo dito !