quinta-feira, outubro 12, 2006
Cozido à portuguesa

O Instituto de Tecnologias de Massachusetts (MIT) e o Governo português firmaram Quarta-feira um acordo que visa a internacionalização do conhecimento português. Católica, Coimbra, Lisboa, Minho, Nova, Porto e Técnica foram as contempladas. Agora, por que razão Aveiro, Beira Interior, Trás-os-Montes e Algarve ficaram de fora? Será que há mesmo universidades de primeira e instituições de segunda?

Houve com toda a certeza lobies a funcionar. Porque, tal como aconteceu com a escolha de Guimarães para candidata a Capital Europeia da Cultura, no acordo com o MIT mandou quem mais facilmente se conseguiu mexer na redoma dos poderes.

Mariano Gago tem uma predilecção especial por certas academias do saber. Gago jurou todavia a pés juntos que «a selecção foi a mais transparente e com base numa avaliação feita pelo MIT». Tretas!

É claro que irá ser dado um rebuçado às preteridas. Mariano Gago anunciou para breve o arranque de programas envolvendo as Universidades de Austin (no Texas) e Carnegie Mellon (na Pensilvânia). Quem se mexer melhor, poderá assim ser contemplado com qualquer coisita...

Em torno deste acordo, a minha maior dúvida consiste em compreender as razões que levam o executivo do meu país a assinar acordos com a «nata do conhecimento americano», quando as nossas próprias universidades não são sequer capazes de se abrirem ao exterior. Levar algumas dezenas de estudantes a frequentar bolsas de especialização, para quê, se o país não terá depois suporte para os acolher?

Na Índia, por exemplo, escolas magníficas formam os seus melhores cérebros, com o dinheiro de Nova Deli, que depois são «contratados» pelo Tio Sam, para irem para os EUA. Em Portugal, o nosso Governo dá uns milhões para as nossas cabeças irem estudar para fora, e depois tudo funcionará de acordo com a lei da oferta. Com o nosso dinheiro formamos cabeças, mas a América é que vai tirar proveito desta magnífica estratégica portuguesa. Mais um passo de gigante do Plano Tecnológico. Em marcha… Até ao abismo.
 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, outubro 12, 2006 | Permalink |


1 Comments:


At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo

Ora aqui está uma coisa bem dita.