quinta-feira, abril 19, 2007
Sociedade bipolar
A sociedade portuguesa é bipolar. Ontem, bajulava os seus filhos doutores e engenheiros. Hoje, amaldiçoa-os e ai de quem não trate apenas por senhor José ou senhor Paulo o diplomado. De um momento para o outro, passou a ser crime estudar nas universidades e politécnicos. De um momento para o outro, o que interessa é a «escola da vida».

A «escola da vida» é normalmente uma justificação para aqueles que não puderam (ou não quiseram) estudar. No meio deste limbo, entre estudar e não estudar, parece-me que, para uns, sobretudo os «protegidos» e com as «costas largas», a vida será sempre mais fácil, e bastar-lhes-á a «escola da vida», para singrarem. E serão cada vez mais raros os casos em que bastará o génio para que alguém chegue a onde quer que seja.

Numa sociedade quase estratificada e muito preconceituosa, experimentem abandonar a escola e verão o resultado, na vida. Perguntem então aos 30 mil portugueses que emigraram em 2003 para a Europa central, qual teriam preferido: terem estudado mais, ou dita a «escola da vida», apregoada por certos artistas? Experimentem a «escola da vida» nas empresas de calçado, na indústria têxtil, na agricultura, ou na construção civil, e depois mostrem-me as vossas mãos...
 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, abril 19, 2007 | Permalink |


8 Comments:


At 4:45 da tarde, Blogger Sara

Isto não é um tema político undercovered? :P

 

At 11:41 da manhã, Blogger Ice-device

É. Vamos enforcá-lo!

 

At 12:29 da tarde, Blogger Sara

E se o assassinarmos num duelo com rolos de papel higiénico? Isso é que era genial!

 

At 12:46 da tarde, Blogger Ice-device

usados! usados!

 

At 1:38 da tarde, Blogger Sara

Para isso precisamos matéria-prima. Disponibilizas-te a ser objecto de uns clisteres?

(estávamos numa fase tão Hello Kitty a tentar vender e comprar sonhos e agora descemos ao nível do Pinguim do Batman, tss tss tss)

 

At 1:49 da tarde, Blogger Ice-device

vendo sonho de uma noite de verão. Papel higiénico. Muito. Todo. Vamos precisar dele.

 

At 2:08 da tarde, Blogger diesnox

Não creio que seja um tema político, mas de mentalidades... Eu asseguro que não falo tão cedo de assuntos ligados à política. Um duelo de rolos de papel higiénico parece-me bem; e logo a seguir uma batalha de tampwares...

 

At 2:46 da tarde, Blogger Sara

Podem ficar com o duelo de ph. Eu só alinho na batalha se forem tampanueres resistentes aos choque.