terça-feira, dezembro 21, 2010
"Presuntos Implicados"
O escrutínio (semi)público é imperdoável. A precipitação é irrepreensível. O absurdo é quase lei. Um estudante universitário muçulmano decidu apresentar uma participação contra o seu professor de Geografia, do Instituto Menéndez Tolosa, em Cádiz, porque o docente proferiu a afirmação – ingénua e natural – que o clima frio da região de Trevélez, em Granada, “favorece o processo de curar o presunto” (produto típico local, lá, como cá, e em tantas partes da Europa de herança cristã). A palavra perigosa foi o “presunto”, mas se fosse salpicão ou enchido de porco, a persistência do jovem teria sido a mesma: desfumada ou perigosa, rumo à esquadra? Que a Guarda Civil não perca tempo, porque as tradições ainda continuam a ser o que eram. Algumas. O jovem, que estuda em Espanha, tem que compreender que não há presuntos suspeitos. Há apenas civilizações diferentes. Eis um exemplo simples, não sei se da fadiga das aulas de Geografia, se do desnorte em relação à História.
 
Lavrado por diesnox at terça-feira, dezembro 21, 2010 | Permalink | 0 Comentários extraordinários
Eclipse de Inverno
Só nos dão notícias do mau tempo na Europa, do chamado “espírito natalício” – convertido em corrida aos centros comerciais e labirintos de lojas, quantas mais, pior – das revelações, a conta-interesses, do Wikileaks, e de futebol (FC Porto, justo campeão de Inverno). Mas a estação do frio e da chuva – era assim antes das alterações climáticas – começa hoje. Num qualquer 21 de Dezembro, 4 dias antes do nascimento do menino. Nem sei o que dizer, porque por causa das nuvens e, sobretudo, da novas de baú e de caixote do lixo irreciclável, perdi um eclipse lunar, que não acontecia no solstício de Inverno, há mais de 370 anos. Do tempo, vá lá, da Restauração. Ao menos a NASA para nos presentear com imagens que só as estrelas contemplaram.
 
Lavrado por diesnox at terça-feira, dezembro 21, 2010 | Permalink | 0 Comentários extraordinários
quinta-feira, dezembro 16, 2010
HIV - O início do fim?

Todos os avanços da Ciência são conquistas da humanidade. Investigadores alemães confirmam que conseguiram alegadamente curar um paciente infectado com HIV, após um tratamento com células estaminais.
A ser verdade, e se a descoberta se replicar, pode ser um passo significativo no combate a uma doença que afecta 34 mil portugueses e 33 milhões em todo o mundo (e mais de 2 milhões são crianças).
E, talvez, a efeméride, que se assinala a 1 de Dezembro, passe à história. África, em especial, aguarda por este sinal.
 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, dezembro 16, 2010 | Permalink | 0 Comentários extraordinários
quinta-feira, dezembro 09, 2010
VW Polo 95
Esta foi a minha saga de manhã... A experiência desagradável é bastante comum, como revela o Youtube. As poças de águas dão cabo dos motores e distribuidores, e velas, e tubagens, e paciência.





Mas era assim em 1995...

 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, dezembro 09, 2010 | Permalink | 0 Comentários extraordinários
terça-feira, dezembro 07, 2010
O dom de Midas

Chama-se a isto uma de duas coisas: fair play e máquina de fazer dinheiro. Já sabiamos que as pernas das top model valem milhões, e o olho de Bernie Ecclestone? Por um Hublot? Não podia ser por um Patek Philippe, ou pela Reguladora de parede?
 
Lavrado por diesnox at terça-feira, dezembro 07, 2010 | Permalink | 0 Comentários extraordinários
Justiça de casca de banana


Em Portugal, se alguém tropeça por causa de uma casca de banana, dentro de um hipermercado, e parte uma perna, o proprietário tem que assumir responsabilidades. Se gere um espaço comercial, deve mantê-lo seguro para os consumidores. São essas as regras do jogo negocial.
Em solo da França, se um avião larga uma peça, o gestor do aeroporto não quer saber se a pista de aterragem/descolagem mantém condições de segurança para o trânsito de aviões. A Justiça francesa é, no mínimo, um pacote de surpresas surrealistas. Como se pode apenas responsabilizar a Continental Airlines, num episódio que serviu, aliás, de pretexto para abater o excepcional avião de passageiros?
 
Lavrado por diesnox at terça-feira, dezembro 07, 2010 | Permalink | 0 Comentários extraordinários
domingo, dezembro 05, 2010
A vida em directo
Duas situações, dois momentos reais. No primeiro, temos apenas câmera; no segundo caso, há os elementos próprios do cinema: luz, câmeras e acção. Os resultados são, porém, opostos. Para a história: a coragem do polícia-herói do Metro de Madrid; e o repensar do "show" inconsequente.
A vida humana é um continuum muito frágil. Não podemos pensar que a arte salva-nos do destino. A espontaneidade, por vezes, tem um desfecho sereno e glorioso; o acto louco e desprezível, por seu turno, pode desembocar no horrível e trágico.




Fonte: JN.



Fonte: DN.
 
Lavrado por diesnox at domingo, dezembro 05, 2010 | Permalink | 0 Comentários extraordinários