sábado, outubro 15, 2011
Uma crise que é de todos




Cada um deve pôr a mão na consciência e analisar o que fez ou faz para que chegássemos a um ponto em que não sabemos muito bem o que queremos uns dos outros. Mas convenço-me, cada vez mais, que muitos protestam em nome de um certo "canibalismo" social, outrora a chamada luta de classes: os ricos que paguem a crise, é o que ouço muitas vezes, quando na verdade são muitos mais aqueles que levaram a este quase-caos. Todos. E se alguns não têm culpa directa, foram co-responsáveis a partir do momento em que foram apáticos e coniventes e viveram num circo de ilusões. Enchiam estádios de futebol no Euro 2004 ou pensavam que era com exposições sobre Oceanos que ficariamos ricos e felizes para sempre... Até ao dia em que tivemos que pedir fiado à Europa e ao mundo [é absolutamente incompreensível pensar que a "troika" é o nosso carrasco, quando ela só cá está porque não soubemos ser crescidos, sérios e responsáveis... e ainda nos paga o prato de sopa que comemos].
Muitos milhares que se indignam contra o actual estado de coisas querem também um estilo de vida que, aliás, sempre os acompanhou. Querem um mundo de fantasias? Primeiro, a igualdade não existe, e só serve quando lhes dá jeito, porque se aqueles que a apregoam, deviam pensar que a igualdade é tanto para pobres como para ricos. Segundo, o fanatismo advém desde logo da precipitação de raciocínio. Fanáticos são os extremos, tanto da esquerda como da direita, e que querem liderar (ou minar) os protestos.
Indignados de todo o Mundo uni-vos, sim, mas não esqueçais que os problemas não estão só nos outros. Está como sempre esteve: em cada um de vós. Acabou-se a era do carro no parque da faculdade, a casa paga a 120 por cento com crédito do banco, que ainda deu para o carro, o emprego para uma vida de sol a sol, ou a reforma eterna.
Tudo tem um preço: em Portugal, o tempo das auto-estradas, pontes, viadutos, cidades de patos-bravos, centros comerciais, importação, consumo opulento, férias lá fora ou no Algarve de cá de dentro, está a chegar ao fim. Prefiro chamar-lhe nova etapa, de mais responsabilidade, porque basta olhar para os impostos que iremos pagar.

Etiquetas: , ,

 
Lavrado por diesnox at sábado, outubro 15, 2011 | Permalink |


0 Comments: