segunda-feira, março 05, 2007
Nova Vida Depois da Opa
1. A Sonaecom perdeu a batalha, mas poderá ganhar a guerra mais tarde. Durante um ano não poderá tentar «opar» a PT. Há outros caminhos possíveis, que não a fusão com a Vodafone – o que seria um disparate. A Sonaecom tem sede de crescer, a Optimus precisa de mercado como de pão para a boca.

2. O dinheiro não chega apenas para vencer ofertas de aquisição. Porque se chegasse, o grupo Sonae e o Santander teriam já a maioria do capital da PT. Onde se joga estes negócios? Na mensagem: Granadeiro foi mais determinado em arregimentar forças. E fê-lo pela palavra e agora terá de respeitar os compromissos assumidos.

3. Belmiro trouxe um refrescamento visível no modo de gerir a PT. A empresa de telecomunicações nacional não mais poderá pensar que os consumidores são uns pagadores de brandos costumes, por pagarem 15 euros de assinatura pelo telefone fixo. A venda da PT Multimédia e o emagrecimento de custos serão apenas os primeiros passo para o reposicionamento da PT. E não julguem os sindicatos que o imobilismo laboral vai continuar. Não pode. Ou caem todos.

4. Henrique Granadeiro revelou-se um opositor à altura. Conseguiu bater-se com todas as armas. Não concordo com aqueles que a desblindagem foi uma táctica desleal. A manutenção da blindagem constituía uma arma legal para travar a fuga das acções.

5. Se tivesse acções da PT, teria certamente votado a favor do desbloqueio de estatutos. E a seguir: não venderia as minhas acções, nem pensar! E não as venderia por uma razão: o que tramou a família Azevedo foi a falta de fundamentação no financiamento do negócio. No seu íntimo, os accionistas (os grandes, acima de tudo) tinham desconfiança face às contrapartidas que a Sonaecom teria de dar aos seus parceiros neste processo. O primeiro deles é que a Soanecom iria, supostamente, vender a Vivo à Telefónica (inaceitável para Joe Berardo e o BES, depois do investimento de anos no mercado brasileiro). E tem agora razão Ricardo Salgado quando pede a saída da Telefónica do capital da PT? Tem. Não há convivência possível com o rival ibérico que queria apenas canibalizar o mercado do Brasil, ficando com a posição da PT que detém na Vivo. Podem, pois, ir canibalizar para outro lado (não me espantaria que a Telefónica pensasse em opar a PT. Um problema que deixaria de ser de mercado e passaria a ter implicações políticas).

6. A Opa, de acordo com o Jornal de Negócios, custou 40 milhões de euros à Soneecom. Pensam que Belmiro anda a brincar às Opas? Esperem para ver...

7. Nova vida para a PT, afinal. Novos negócios para a Sonaecom, também. Ganham os consumidores, ganhamos todos nós.
 
Lavrado por diesnox at segunda-feira, março 05, 2007 | Permalink |


0 Comments: