quarta-feira, setembro 07, 2011
Fast food

Não faço parte de nenhum lóbi da comida rápida e não tenho o hábito de comer "fast food”, salvo naqueles dias em que pura e simplesmente me apetece. Raros. Sugerir a aplicação de um imposto sobre a “fast food” é uma mera opinião e a sua concretização não traria mais saúde aos portugueses. Pode, em teoria, corresponder a um sinal do ponto de vista fiscal, mas duvido até que acrescente mais receita.

Cabe ao consumidor decidir sobre o que entende por “lixo alimentar”. Um pão com um rissol, ou um bolinho de bacalhau é lixo? Uma fatia de pizza é comida de plástico? Um pastel de nata com canela é lixo doce? Um pacote de pipocas não é uma granada de hidratos de carbono e açúcares? Um pão com chouriço não é um perigo maior que a montanha russa da antiga Feira Popular ? Um mil folhas não é um convite ao aparecimento das cáries? Uma francesinha não é um cocktail de ingredientes inapropriados?

Há muita "slow food" e "street food" de qualidade duvidosa.

O bastonário da Ordem dos Médicos quer um imposto para financiar o Serviço Nacional de Saúde. E por que não tributar o garrafão de vinho, a garrafa de cerveja e o copo de whisky? Se há “veneno” na comida apressada, então é preferível equilibrar as doses de sal e de gordura, e não propriamente decidir aplicar um imposto, com a falsa ideia de que irá condicionar o consumo. Regras, moderação... mas permitam-nos alguns exageros.

Obviamente que os comportamentos individuais podem pesar nos cofres do Estado. Mas em primeiro lugar, ainda não me provaram que existe uma relação directa entre a má comida rápida e as doenças dos países civilizados (pelo menos, em Portugal). E por que não taxar as poltronas da Moviflor e os sofás da Ikea? São o melhor convite à preguiça e ao sedentarismo.

Nunca deu bom resultado tentar moralizar em excesso os comportamentos pessoais, nem sei se dará tributar de forma irracional os apetites das pessoas (para muitos, até nem existe alternativa). O que é mais prejudicial para a saúde: um pacote de batatas fritas ou uma tarde inteira a jogar PlayStation?

 
Lavrado por diesnox at quarta-feira, setembro 07, 2011 | Permalink |


0 Comments: