terça-feira, outubro 17, 2006
Grandes Portugueses
Quem são os grandes portugueses? A rtp lançou uma mega sondagem para saber quem é que os portugueses consideram as maiores figuras dos nossos 850 anos de história. A polémica já está lançada com a inclusão ou não na lista de Salazar. É claro que, como ainda não ultrapassámos o trauma do 25 de Abril, as opiniões se extremam. Aqui no Sun Rays and Saturdays vamos fazer uma sondagem de bolso sobre quem são os grandes portugueses. Proponho uma ligeira modificação das regras: um top 5. Fica o meu.

1- Afonso Henriques- Porque abriu esta barraca. Porque bateu à mãe. Porque parece que tinha tipo 1 metro e 90 e viveu oitenta e muitos anos.

2 - Infante D. Henrique - talvez o maior obreiro da expansão portuguesa por ter fundado a escola náutica em Sagres. Um dos exemplos mais acabados em como a abordagem científica pode levar-nos para a frente.

3 - Marquês de Pombal - O Primeiro Ministro. O homem que fez. O seu lugar na história pode ser um pouco sobrevalorizado mas a verdade é que a sua passagem marcou. Mas cometeu o erro de expulsar os judeus atrasando a educação deste país.

4 - Aristides de Sousa Mendes - Enquanto consul em França, salvou milhares de Judeus de serem levados para campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Desobedeceu às ordens de Salazar e concedeu vistos para que pudessem escapar às garras dos nazis. Morreu na miséria.

5 - Egas Moniz - Médico cientista que estudou os efeitos da lobotomia. Contestado nos dias de hoje por questões de ética, as suas experiencias serviram durante anos os neurologistas e psiquiatras. Veleram-lhe um prémio nobel da medicina em 1949.

Menção Honrosa: D. Teresa mãe do afonsinho que teve a feliz ideia de emprenhar e começar esta confusão toda.
 
Lavrado por Ice-device at terça-feira, outubro 17, 2006 | Permalink |


7 Comments:


At 1:52 da tarde, Blogger diesnox

Eu voto na padeira de Aljubarrota.

 

At 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo

Votem no ice-device!!!!

 

At 3:27 da tarde, Blogger Ice-device

Há essa possibilidade. Mas não me quero impor, claro.

 

At 3:53 da tarde, Anonymous Anónimo

Este blogue é patético assim como os seus autores.

 

At 4:04 da tarde, Blogger Ice-device

man, podes sempre não aparecer.

 

At 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo

Tão patético quanto o Extremista é a nova sondagem feita na terra aqui do lado. "Quase metade da população espanhola (45,7%) defende uma união entre Portugal e Espanha, com a maioria a defender que o novo país deve chamar-se Espanha, ter Madrid como capital e manter o regime monárquico". Conheço um certo menino que ia ficar feliz se este desejo se concretizasse... ora façam-me um favor!!!! Não bastava ter levado com esse tema há uns meses aqui em Portugal, agora vêm eles com esta palermice... ok... se querem tanto que sejamos apenas um só país... siga... só há uma condição... os reis teriam que ser o nosso D. Duarte e a nossa Isabelinha.... Não me façam rir!

 

At 12:26 da tarde, Blogger Sara

O maior português de sempre devia ter dois metros e pico. Podíamos votar nele se soubessemos quem foi/é.
Assim sendo voto em mim: só tenho 1,65m mas sou uma grande portuguesa porque ainda resisto à tentação de emigrar para os EUA.