quarta-feira, janeiro 31, 2007
Juramentos
Devem os jornalistas acabar com o segredo das fontes - princípio aliás protegido pelo Estatuto do Jornalista - só porque a sociedade possa ter um entendimento diferente?

Devem os médicos alterar a sua posição face ao aborto e à vida, consagrada no seu código deontológico, apenas porque a sociedade possa vir a querer liberalizar o aborto?
 
Lavrado por diesnox at quarta-feira, janeiro 31, 2007 | Permalink |


10 Comments:


At 10:53 da manhã, Blogger Ice-device

man! o Aborto vai acabar com o nosso blog! A Odete Santos acho que vai pedir à assembleia da República que feche o Sun Rays and Saturdays!

Os médicos que se lixem. Ganham suficiente para se lixar em grande.

Os jornalistas igual. Menos na parte do salário.

 

At 10:54 da manhã, Anonymous Anónimo

nunca fui de extremos! voto "sim" e mto provavelmente nc farei um aborto. Mas vejo este tema como um direito à opção, provavelmente n o faria contudo vivo num estado democratico q me da o direito a optar!
nao sei o dia de amanha, o mundo da mtas voltas...
n sei se nos meus ultimos anos da vida andarei a discutir em x de aborto o direito à eutanasia... n sei se n ficarei numa situação q considere q deveria ter essa opçao!

nao sejamos quadrados! ate porque o mundo é redondo!

 

At 11:13 da manhã, Blogger Ice-device

Odeio o meu vizinho de cima. Vou lá bater-lhe. Vivo num país democrático que me dá o direito de optar.

 

At 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo

vives num país democratico q da direito ao teu vizinho de te bater por cima e de passar a fazer ainda mais barulho para te chatear!!!
quadrado!

 

At 5:05 da tarde, Blogger Ice-device

vivo num país democratico que deve dar o direito ao filho de se defender da mãe e mete-la na cadeia! vês como é redondo?

 

At 5:22 da tarde, Blogger Ice-device

Amanhã, com calma, exponho-te alguns pontos de vista. Vamos é centrar-nos num tópico apenas, pode ser neste, que assim não chateamos os outros leitores, ok?

 

At 1:13 da tarde, Blogger Ice-device

Bem, Libelinha não sei se ainda estás aí, mas aqui fica o comentário que prometi na quinta feira.

1 - Não adianta vires aqui chamar-me "quadrado". Não me conheces, não sabes como sou para me julgares por uma opinião. Com certeza que não gostavas que só por seres favorável à liberalização te chamasse de Libertina e Assassina, pois não?

2 - Argumentos em que estamos de acordo: O aborto é um problema.sim Não concordamos com a prisão das mulheres.sim.

3 - Argumentos do "não" que eu não aceito:
- "ah e tal não quero pagar com os meus impostos os abortos!" Isto é um falso argumento na medida em que pagamos muitas coisas com os nossos impostos e não concordamos com elas. sendo assim não valia a pena haver estado. Se o "sim" ganhar, eu vou contribuir com os meus impostos, sim.
-"ah e tal só deus dá a vida, só deus a pode tirar" Princípio religioso. Sendo eu meio agnóstico não posso concordar com ele. Até porque a vida é acabada de muitas maneiras por isso podemos argumentar que é "sempre" Deus que a tira.
- "ah e tal a natalidade" Não há uma relação linear entre a legalização do aborto e uma baixa da natalidade. Sendo assim, como é proibido em portugal a natalidade devia ser melhor do que em países em qua o aborto é livre. E não é.

"ah e tal o sistema de saúde não aguenta" Porra, se o SNS não se adaptar a novas realidades então o que vai acontecer quando vier uma pandemia qualquer?

3 - Argumentos do sim com os quais eu não concordo

" O aborto clandestino mata muito em Portugal" desde 1998 4 mulheres. Claro, sempre que haja uma morte é uma morte a mais. Mas com o devido respeito, 4 mortos é um dia normal nas estradas portuguesas ou nas obras em algumas semanas. E não é legalizando que se resolve o problema dos riscos do aborto. eles vão continuar a existir.

"A mulher tem o direito de decidir sobre o seu corpo" . Pois tem. Mas o filho já concebido é OUTRO CORPO. Adn próprio. Vida irrepetível. é por isso que discutimos a questão. Trata-se de outra vida, que deve , na minha perspectiva, ter direito a viver. Muitos apoiantes do "sim" tratam-nos por retrógrados porque achamos que os interesses do filho devem ser levados em conta. E as mulheres não têm direitos? claro que têm, mas o que é mais importante, direitos e interesses conjecturais (não desejar a gravidez, poucas condições económicas etc,) ou uma vida? Eu acho que a vida se sobrepõe. O direito à mulher de optar é limitado quando esse direito implica tirar a vida ao seu filho.

"a legalização/despenalização é a única maneira de resolver o aborto clandestino" Não não é. Aliás não só os abortos vão aumentar até Às 10 semanas como também vão continuar candestinos após as 10 semanas. Não vejo os defensores do "sim" a lutar pelas ajudas do estado à maternidade. Apenas a "Acabar com a vergonha dos julgamentos". A este propósito devo dizer que acho que a cadeia não é solução. Mas a desresponsabilização também não. Como já disse antes, uma penalização "social" seria muito mais útil de modo a fazer ver às mulheres que um aborto é algo de negativo.

 

At 12:23 da tarde, Blogger libelinha

ice-device: não te chamei quadrado a ti mas à tua observação do vizinho! é mais fácil responder dessa forma gozando do que apresentar argumentos como fizeste agora.
Concordo com os pontos que apontaste, já discuti o assunto com várias mentes iluminadas :D e aceito pontos do sim como do não. No entanto, votarei sim porque acredito que é a decisão certa mesmo tendo em conta que não há respostas correctas nesta questão.

já escrevi acerca deste assunto no meu blog e já comentei noutros blogs tb e ... fico-me por aqui! tou cansada das campanhas ppalmente da do "não" porque não larga! já não ouço o que dizem!
penso que na hora de votar cada um tem de votar de acordo com as suas convicções independentemente de partidos ou crenças religiosas. Voto consciente da pessoa que sou e me considero ser!

 

At 12:33 da tarde, Blogger Ice-device

a minha observação do vizinho é uma comparação que põe em perspectiva a questão da nossa liberdade VS liberdade dos outros. Não é quadrada, só que os apoiantes do "SIM" não gostam porque percebem que nesse aspecto não têm razão.

Libelinha, o Sim vai ganhar. Sem dúvidas. Espero que depois, o PS saiba fazer uma lei equilibrada. Mesmo assim, esta questão é essencialmente política. Há outras bem mais importantes em portugal e não vejo ninguém lutar a sério por elas. POr exemplo no ano passado morreram 6 pessoas em Incendios florestais e agora já nos esquecemos disso..

 

At 5:43 da tarde, Blogger libelinha

engraçado... eu por acaso tenho a sensação q o "nao" vai ganhar lol...
de uma forma ou de outra espero q o governo (este, o proximo, q seja) saibam tomar as rédeas ás coisas e dar importância e tempo de antena a outras tantas de igual ou superior importância!