terça-feira, março 15, 2011
Japão atómico
A tragédia no Japão está longe de ter um desfecho apaziguador: não sabemos o que vai acontecer, não por causa da imprevisibilidade da natureza, mas porque uma estratégia nuclear está em vias de se transformar num pesadelo geracional. Uma falha inaceitável. Do homem, uma vez mais, depois de uma sucessão de erros e de condutas negligentes.
Em Portugal, continua a haver prosélitos do “sim ao nuclear”. Vendem o produto como “limpo, seguro e económico”. São especialistas de uma ciência complexa, mas falta-lhes bom senso, refugiam-se nas estatísticas para afastar cenários improváveis. Só que no Japão o improvável está a acontecer.
Se em Portugal, que por sinal é um país de sensibilidade sísmica muito alta, um desastre destes acontecesse, muitos dos defensores do nuclear já estariam, não em Paris, por ser demasiado perto, mas em Luanda ou em Maputo. O cidadão normal que se arranjasse…
Num tempo em questionamos a dívida que deixamos às próximas gerações, a opção pela energia nuclear é indubitavelmente contraditória: instalar centrais nucleares é comprarmos bombas-relógio para os nossos filhos.
Continuo a pensar da mesma forma: a energia nuclear é uma irracionalidade. Dissemina-se por todo o lado. Aprendamos com os erros dos outros: é uma oportunidade rara.
 
Lavrado por diesnox at terça-feira, março 15, 2011 | Permalink |


0 Comments: