terça-feira, junho 28, 2011
A Grécia de Prometeu

«O que estão a fazer à Grécia é uma vergonha», sem dúvida. Mário Soares tem razão. Diria até que o que estão a fazer à Grécia é semelhante ao que os corvos faziam todos os dias ao fígado de Prometeu.
As instituições europeias, tal como as lideranças políticas dos Estados-membros, nunca souberam o significado da palavra Europa. Da Grécia, sabem uns recortes de Filosofia e restos históricos. Podem fazer os cruzeiros que quiserem, que a Grécia não se conhece no luxo e nos banquetes assépticos.
Apenas não concordo com a argumentação de Mário Soares, que aponta culpas aos governos conservadores. A responsabilidade está além das ideologias, está no sangue desta geração de deslumbrados e medíocres. E isso é transversal ao Velho Continente.
Toda a Europa precisa de ser revista: as instituições, as políticas, os modelos, os sistemas e demais mecanismos que levam ao derrube do projecto europeu. Pensar que a expulsão, ou convite ou saída forçada de Atenas da união monetária é um desfecho a prazo, significa aceitar de ânimo leve que todos falharam. Remar contra a maré e ajudar os Gregos não é um mero dever, é um imperativo categórico. Ainda vamos a tempo?
 
Lavrado por diesnox at terça-feira, junho 28, 2011 | Permalink |


0 Comments: