terça-feira, junho 06, 2006
A morte de um símbolo

31 de Maio de 1991. É assinado os Acordos de Bicesse (Estoril) que põem fim – ainda que temporariamente – à guerra civil em Angola.

Há uma entre múltiplas imagens que retenho dessa altura. Trata-se de uma peça televisiva transmitida pela RTP. Não me lembro o seu autor, sei que a peça tinha como som de fundo uma música de Raul José Aires Corte Peres Cruz, mais conhecido por Raul Indipwo.

Depois dos estragos humanos e económicos de um conflito que assolava a ex-colónia portuguesa desde 1975, esperava-se que os Acordos de Bicesse representassem um sinal de esperança. E um sinal exteriorizado no grito do tema Vou Levar-te Comigo.

Raul Indipwo vai hoje a enterrar, em Lisboa. O músico angolano faleceu Domingo no Barreiro, vítima de doença prolongada (eufemismo para o que toda a gente subentende…)

Com a morte do co-fundador do Duo Ouro Negro, desaparece um pouco da esperança da sua terra. Angola continuará ser a terra excepcional – do petróleo, do café, dos diamantes e, sobretudo, do povo –, mas o povo, o de lá e o de cá, perdeu um dos seus símbolos.
 
Lavrado por diesnox at terça-feira, junho 06, 2006 | Permalink |


0 Comments: