domingo, junho 04, 2006
Nem um?
O contingente da GNR chegou finalmente a Timor-Leste. O entusiasmo com que foram recebidos os 120 militares portugueses não pode contudo abafar, no plano interno, algumas questões que, no mínimo, me causam perplexidade, para não dizer vergonha. Como é que um país que tem Forças Armadas envia um grupo de homens ligados ao policiamento, ainda que bem treinados? Bem sei, que a GNR tem já um know-how feito no Iraque e que recorrer aos seus serviços é uma opção mais fácil, para evitar certos confrontos entre órgãos de Estado (Governo e Presidência da República); ora, em tempo de vacas magras, para que servem, afinal, as nossas Forças Armadas?

Mas mais grave é o problema de meios: temos homens preparados para operações de paz, e nem um avião o país dispõe para os levar onde quer que seja? Foi preciso uma semana para fretar um avião à Euro-Atlantic Airways, para pôr 120 homens em Timor, território ainda que a 20 mil milhas de Portugal, como frisou o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Ramos-Horta?

Na semana que findou, muito se falou na Lei de Programação Militar e no reequipamento das Forças Armadas. Estranho foi ver que vamos vender equipamento (F-16, à cabeça adquiridos nos governos de António Guterres e que não saíram dos hangares), e nem um avião de transporte dispomos para os nossos militares? Nem um?
 
Lavrado por diesnox at domingo, junho 04, 2006 | Permalink |


1 Comments:


At 8:16 da tarde, Blogger Avelã

Não desfazendo....eles são super-homens!!! Até fogos já apagam.....
:D