quarta-feira, maio 31, 2006
Enquanto a selecção se aguentar na Alemanha, não haverá incêndios
Pode ser só uma teoria maluca. Mas enquanto a selecção se mantiver no mundial não haverá incêndios de grande envergadura em Portugal.

Porquê? Simples. A grande maioria dos incêndios em Portugal são fogo-posto. Todos sabemos mas os responsáveis não o admitem abertamente. Ora, desses fogos ateados uma parte têm contornos de crime económico (Pastores? Empresas de aviação? Bombeiros? Contrutores?) e uma outra parte (significativa) é ateada por pirómanos. Pessoas desiquilibradas que gostam de ver fogo, que se querem vingar de alguém e que querem ver a sua terra na TV. Assim mesmo. Ver a terra nas notícias.

E enquanto houver TVI, Deus sabe que estes tipos terão sorte. Quanto mais incêndios houver nos horários nobres da TV mais incendiários haverá no dia seguinte. É o efeito da mediatização, da dramatização como um dominó social que legitima os incendiários, até porque Portugal tem uma época de futebol, uma epoca de caça e uma época de incêndios.

Mas com o Mundial de futebol à porta, as televisões não vão aproveitar os incêndios porque têm algo que aparentemente dá mais lucro. A bola. Como não vão aparecer imagens de fogos não haverá fogos em tão grande quantidade em Junho e principios de Julho.

Reparem: quais os anos em que houve mais fogos em Portugal? 2003/2005 porquê? Porque não havia a Nelly Furtado a cantar como uma força nas rádios nem bandeiras nas janelas. 2002/2004 poucos incêndios.

Por isso, força selecção! Ora aí está mais uma responsabilidade que o Mister Scolari não estava à espera.
 
Lavrado por Ice-device at quarta-feira, maio 31, 2006 | Permalink |


28 Comments:


At 4:15 da tarde, Blogger diesnox

Este ano tudo pode ser diferente, pelo menos no ecrãs. As estações assinaram um pacto para não serem difundidas imagens excessivas de incêndios.

 

At 5:48 da tarde, Anonymous Anónimo

Hás-de reparar que daqui a uns tempos, os telejornais e afins abrem todos com esta frase "... está aberta oficialmente a época de fogos em Portugal!..."
É simplesmente inacreditável... além da época balnear ou da de caça, afinal ainda há mais uma época a acrescentar no calendário... a época de fogos!!
É fenomenal, só no nosso país...

 

At 6:20 da tarde, Blogger Sara

Não tinha lido o nome do autor do post, mas quando vi a frase "E enquanto houver TVI, Deus sabe que estes tipos terão sorte.", pronto. Na mouche, já sabia quem tinha escrito...
Não obstante o fenómeno há que deixar um enorme agradecimento aos heróis da mangueira, vulgo bombeiros, que salvam vidas e propriedades e um cumprimento de coragem àqueles que conseguem fazer over and over again reportagens sobre incêndios em Portugal sem nunca repetirem a mesma logorreia.

 

At 10:10 da manhã, Blogger Ice-device

A mediatização contagia os bombeiros. não sei se já repararam que quando as câmaras estão ligadas também eles fazem o seu teatrinho.. maltrapilhos cheios de coragem a berrarem "mais mangueira!" como se fossem heróis de um filme americano que vão salvar o dia. Protagonismos...

 

At 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo

Os bombeiros são pessoas q conheço bem. São intensamente generosos. Ice tas a ser mau!Claro q o fenómeno mediatico tb os afectas, mas tb afectaria a qualquer um de nós.Todos gostamos de ser heróis. gostamos mto mais de sorrisos e palmas do que de apupos.
no caso da classe de bombeiros portugueses podemos dizer que são os unicos da europa que funcionam em sistema de voluntariado e q é esse sistema de voluntariado que apoia o sistema de saude, a emergência média e a segurança ambiental e a protecção civil. curioso, n? acabam por co-financiar dos sistemas que deveriam ser assegurados pelo estado.
é natural q como temos mais de 400 corporações de bombeiros voluntários muitas coisa esteja deficitaria. as ambulâncias têm na sua generalidade demasiados km e começam a n apresentar condições de saúde para o transporte de doentes. os carros de fogo custam pequenas fortunas. os subsidios n chegam, o sistema tributario n perdoa, os chamados ordenados são uma anedota, a formação é paga e as exigências são mais q muitas.
enquanto n possuirmos um sistema de protecção civil e bombeiros profissionalizado n há muito q possamos exigir.
qm de nós estaria disposto a arriscar a sua vida, ou a dispender do seu tempo a troco de muito pouco, quase nada?!??

 

At 11:40 da manhã, Blogger Ice-device

idealismos. tretas. Os bombeiros deviam ser profissionais e ponto final. o voluntariado é muito bonito mas não traz resultados visíveis. deixem-se de nacional porreirismo, de generosidades. precisamos de profissionais e de eficácia não de palmadinhas nas costas. " arderam 300 mil hectares em contra partida os nossos bombeiros são bestiais".
precisamos de rigor alemão nestas coisas. e aí entra a parte do estado. esse grande incumpridor

 

At 12:03 da tarde, Blogger Sara

Toda a gente devia ser qualquer coisa mais. Neste caso devias ser bem mais humilde. Por quem vais gritar quando tiveres a casa a arder ou precisares de uma ambulância para transportar um dos teus pais ao hospital? Se não tens as características essenciais para perceber porque é que estes homens e mulheres lutam por aquilo que não é deles, devias começar a treinar para adquirir atitudes solidárias. Ser voluntário é isso mesmo: abnegação, compromisso. É ver que, mesmo tendo pouco, sempre temos alguma coisa que podemos dar.

 

At 12:53 da tarde, Blogger Ice-device

não estou a falar das atitudes altruistas que muitas dessas pessoas tomam. ainda bem que o fazem. Mas diz lá, como é que é feito o mesmo trabalho noutros países? Por serviços profissionalizados competentes e pagos para o efeito. Não se deixa lugar ao acaso como aqui. isto dos incendios, não é uma questão de boa vontade, todos temos muita, é uma questão de eficácia. não vamos pelo lado moralista.

 

At 11:26 da manhã, Blogger Sara

O lugar ao acaso em Portugal é mesmo lugar comum. O Estado português é constantemente considerado o pior entre 22 países europeus no que diz respeito a uma série de questões. Mas isto já não é novidade para ninguém. Caso estranho seria formar corporações nacionais de bombeiros profissionalizados no combate a incêndios quando, como grupo de alto risco, não têm qualquer tipo de apoio governamental em cuidados hospitalares no que concerne a stresses pós-tráumaticos, riscos de contágio de hepatites e SIDA, problemas respiratórios por inalação de fumos tóxicos, etc. Tem que se começar por baixo, muito por baixo, e não sonhar demasiado alto nem mandar postas de pescada ao ar, não vá uma espinha acertar-nos no olho...

 

At 12:03 da tarde, Blogger Ice-device

Pois bem, preconizas então um sistema de bombeiros voluntário, mesmo depois dos péssimos resultados que tem dado?
Ter bombeiros profissionais não é sonhar muito alto. é uma profissão como qualquer outra. Não se pode é mandar um conjunto de pessoas sem instrução para os fogos e depois andar em concertos de angariação de fundos porque arderam muilhares de hectares e os homens morreram no combate.

Já viste o que seria se outras profissões também fossem voluntariado? imagna se agora os professores fossem voluntários sem formação e mal pagos? imagina se os médicos fossem voluntários nas mesmas circunstancias? e os arquitectos?

Apagar fogos, proteger o património nacional, levar os nossos famiiares aos hospitais é algo demasiado importante para ser encarado com displicencia. é isso que acontece em portugal e choca os outros bombeiros quando entram em contacto coma nossa realidade.

A obrigação do estado é proteger-nos e isso não pode ser sonhar alto.

 

At 12:24 da tarde, Blogger Sara

Não é por serem voluntários que há, POR VEZES, maus resultados. Na Guarda, pelo menos, os BVG não deixam arder a cidade há mais de 100 anos. Porque apesar de tudo, eles estão lá, continuam a ir aos quartéis, continuam a passar noites no meio de madeiros em chamas, continuam a honrar o lema "Vida por Vida". Há maus resultados por não haver uma boa gestão de dinheiros públicos. E isso já são contas de outro rosário. Quanto a outras profissões e respectivo voluntariado: há professores voluntários em Timor, há Médicos Sem Fronteiras, há arquitectos missionários em Angola. E depois, claro, há os que só pensam em cifrões.

 

At 12:35 da tarde, Anonymous Anónimo

a mosqueteira tem toda a razão... e quanto ao facto de não terem formação, estás completamente enganado! a esmagadora maioria dos bombeiros tem formação em diversas áreas: socorrismo, protecção civil, combate a incêndios, desencarceramento, entre outras... podem não ser nenhuns senhores doutores, mas fazem o seu trabalho à base do voluntariado (sabes o que é isso??) o que é de louvar e bastante... está bem que não são todos professores do ensino superior... mas tb se assim fosse, quem te faria o pão que comes ou te compõe o teu rico carrinho quando avaria!??

 

At 1:02 da tarde, Blogger Avelã

Pois bem.....sou totalmente de acordo com a profissionalização dos bombeiros?!
Ja agora com que tabela salarial?!?!
Faz a ideia quanto é que isso iria custar ao orçamento de estado?!?
Faça contas....são 400 corporações...a trabalharem 8 horas....implicava turnos, subsidios de turno etc....
Caso não saiba, eu explico-lhe: Uma ambuLãncia têm de ter uma guarnição de 3 homens! É lei! Uma viatura de desencarceramento tem de ter 6 homens! Tem de ser ter alguém que atenda as chamadas....mais 1! Ja vamos em 9 homens!! Epá....mas e se há mais que uma emergência pré-hospitalar....se calhar o melhor então é ter duas guarnições para as ambulâncias!!! 13 homens?! é muito....agora faça contas a 3 turnos!!!

Penso que ficou com uma ideia...
Agora que me diga que a conjuntura actual não permita ter voluntários a 100%, concordo! Contudo penso que o socorro e protecção civil em Portugal deveria assentar num semi-profissionalismo.

Relativamente à questão da formação, o senhor devia estar calado pq há inclusivamente quem tire férias pra frequentar formações pra depois ir socorrer ingratos!
Mais....eu gostaria que o senhor fosse socorrido por certos profissionais para ver o que era "bom pra tosse"! Os voluntários não ficam atrás em matéria de formação!

E poderia dizer muito mais.....mas pronto!
Eu em vez de abdicar do meu tempo livre para ajudar o proximo deveria ir pra uma mesa do café estimular a economia bebendo umas cervejolas!!! Ao menos não me chateava!!!

 

At 1:30 da tarde, Blogger Ice-device

Obrigado pelo bocadinho de populismo. Há, contudo questões muito interessantes.

1 - Deixem ver se vos explico: é optimo que haja pessoas com grande coração e façam voluntariado. Admiro-as sinceramente. Conheço algumas e são de facto grandes pessoas.

2- esse facto não significa que tenhamos melhores resultados.

3 - Não temos.

4 - Custaria muito ter bombeiros profissionais. Claro que custava. Mas custa ainda mais ao estado perder 300 mil hectares por ano de floresta. Custa-nos a todos. em qualidade de vida, em qualidade ambiental e perda de rendimentos.

5- Há questões mais permentes acerca da causa dos incendios tal como referi no post inicial. Crime económico, mediatização, pirómanos.

7 - Portugal é dos poucos países onde os bombeiros são na maioria voluntários. Há descoordenação, mau material, e, segundo especialistas [depois procuro informação com fontes e ponho aqui]e Bombeiros de outros países, um total fracasso no ataque técnico aos incendios. Ainda se apagam fogos com água em portugal quando noutros países se usam produtos mais eficazes.

8 - O país ganharia muito mais em dotar os bombeiros de condições e de exigencia do que gastar milhões em mega empreendimentos.

9 - Em muitas corporações de bombeiros, infelizmente conheço algumas, os bombeiros voluntários, são o pessoal mais preguiçoso da terra, que quer é beber uns copos.
Há uns anos perante um fogo que alastrava perto de uma vila perto da minha terra, os bombeiros limitaram-se a ficar parados À porta da vila a ver o fogo. Quando lhes perguntaram se não iam lá, eles pediram cerveja para não deixarem o fogo chegar às casas.
não são todos assim. Mas que os há, há.

10- Não pessoalizem as coisas. Não é para isso que serve este bolg.

 

At 2:13 da tarde, Blogger Sara

Populismo é, entre outras definições, procurar descrever de modo realista a vida das pessoas. É isso que aqui acontece?
Pessoalizar? Naaa. Defender. É "ligeiramente" diferente. Não podes é estar à espera de aceitação plena e sem reservas quando nos sentimos - voluntários - atacados.

 

At 2:46 da tarde, Blogger Ice-device

bem então eu vou expressar-me melhor.

Nunca pus em causa o vosso sacrifício. Apenas os resultados. compreendam que não é nada pessoal. Eu acho que os bombeiros e voluntários socorristas fazem milagres com as condições que têm. A responsabilidade é do estado.

pequena analogia:

Imagina numa guerra um exercito de corajosos guerreiros sem condiçõese sem estratégias bem definidas contra um exército de profissionais altamente equipados em que tudo está previsto e coordenado. Quem achas que venceria?

O que eu quero dizer é que não está nem nunca esteve a honorabilidade dos voluntários [ da maior parte, pelo menos]. estão em causa os interesses nacionais, a saude da população e isso não pode ser ser deixado a cargo de um serviço maioritariamente voluntário. Não é assim em nenhum país desenvolvido.

Agora se me disserem que quando damos algo ao próximo estamos a ser melhores pessoas estamos a ser de facto maiores do que a nossa propria memória no tempo, concordo. Mas não é isso que eu estou a tratar aqui.

 

At 2:53 da tarde, Blogger Sara

"ainda não escreveste se concordas com a teoria inicial ou não"

É esperar para ver.

 

At 3:40 da tarde, Anonymous Anónimo

percebo a tua ideia... achas que se se profissionalizassem determinados serviços, como os bombeiros ou o socorrismo, estariamos melhor servidos... eu percebo-te!! melhor servidos pq as pessoas estariam a 100% na profissão, teriam melhores recursos materiais, a formação não teria que ser adquirida durante o seu tempo livre, entre outros...
e sinceramente se formos a ver isto em termos monetários, tou certa que os bombeiros e socorristas (classe à qual eu pertenço) ganhariam muito mais (falando em euros, tá claro)...
só que infelizmente não se vive num mundo ideal, aliás, num país ideal onde tudo funciona às mil maravilhas...
actualmente, portugal vive às custas do voluntariado de muito boa gente que dá um pouco do seu tempo livre, deixando de estar com a sua família, amigos, a divertir-se, estudar, entre outros, para estar a ajudar o próximo... vá-se lá entender porquê!! até porque muitas das vezes estas pessoas são maltratadas e enxovalhadas por quem não tem dois dedos de testa...
o que estou a tentar dizer com tudo isto, é que, não vivemos num sistema perfeito, a maioria dos nossos bombeiros e socorristas são voluntários, e por isso... sim, há que ter a humildade de lhes agradecer tudo o que fazem voluntariamente!!

 

At 3:49 da tarde, Blogger Ice-device

sem dúvida. o primeiro paragrafo resume perfeitamente aquilo que eu quero dizer. ainda bem que estamos de acordo aí.

Eu não me conformo é com o conformismo de todos os anos. A floresta arde. os bombeiros são herois e pronto. Para o ano há mais. Já não suporto essa lenga-lenga.


Profissionalizem-se.

 

At 5:13 da tarde, Blogger Avelã

caso não saiba, há bombeiros profissionais em portugal! Não é por isso que não deixa de arder! A profissionalização não é sinónimo de eficácia nem tão pouco de conhecimento!

"4 - Custaria muito ter bombeiros
profissionais. Claro que custava. Mas custa ainda mais ao estado perder 300 mil hectares por ano de floresta. Custa-nos a todos. em qualidade de vida, em qualidade ambiental e perda de rendimentos."
- Concordo....contudo, tem alternativas?!?

"5- Há questões mais permentes acerca da causa dos incendios tal como referi no post inicial. Crime económico, mediatização, pirómanos."
- Concordo, tem soluções?!

"7 - Portugal é dos poucos países onde os bombeiros são na maioria voluntários. Há descoordenação, mau material, e, segundo especialistas [depois procuro informação com fontes e ponho aqui]e Bombeiros de outros países, um total fracasso no ataque técnico aos incendios. Ainda se apagam fogos com água em portugal quando noutros países se usam produtos mais eficazes."

- Vê-se de que não sabe do que fala! A água que o senhor vê normalmente é aditivada com espumíferos e retardantes! Já agora.....o que és isso de ataque técnico?!?! É alguma táctica tipo 4-4-2?!?!

"8 - O país ganharia muito mais em dotar os bombeiros de condições e de exigencia do que gastar milhões em mega empreendimentos."
- Ice-device a Primeiro-Ministro!!!

"Eu não me conformo é com o conformismo de todos os anos. A floresta arde. os bombeiros são herois e pronto. Para o ano há mais. Já não suporto essa lenga-lenga."
-Quanto a esta parte, permita-me que lhe responda com sabedoria popular!!!
Só se lembram de Santa-Bárbara quando troveja!!!

 

At 5:48 da tarde, Blogger Ice-device

Avelã: bem vinda ao blog.

respondendo:

1- sei perfeitamente que há bombeiros profissionais em portugal. São é poucos.

2 - tenho alternativas. claro. Profissionalizar todos os bombeiros. Não deixar os privados combater incendios nomeadamente as empresas de aviação. ficalizar os proprietários das florestas obrigando-os a limpar as suas florestas, punir o crime de piromania com veemencia. Não enfatizar a mediatização das imagens de incendios. Os fogos dão dinheiro em portugal. enquanto isso acontecer, haverá incendios.

3 - é interessante que os técnicos vindos do estrangeiro, nomeadamente chilenos especialistas em desmatação referem que o modo como combatemos os fogos não é a melhor.
http://veraoverdeorg.blogspot.com/2006/04/combate-aos-incndios-caro-e-ineficaz.html~

Um artigo fundamentado sobre aquilo a que me refiro.

4 - Obrigado pelo apoio à minha candidatura a PM

5 - Da proxima vez que escrever coisas como " Vê-se de que não sabe do que fala! A água que o senhor vê normalmente é aditivada com espumíferos e retardantes! Já agora.....o que és isso de ataque técnico?!?! É alguma táctica tipo 4-4-2?!?! ou
"- Ice-device a Primeiro-Ministro!!!"
Você deixa de escrever neste blog.

 

At 5:49 da tarde, Blogger Avelã

E já agora....eles heroís não são de certeza.....mas sempre fazem mais que a maioria pra evitar que se arda tanto!!!!

 

At 6:02 da tarde, Blogger Ice-device

aí estamos totalmente de acordo.

 

At 6:04 da tarde, Blogger Avelã

LOL....concerteza.....
Já agora....´tecnicas há muitas! Contudo devo dizer-lhe que a melhor forma de apagar um incêndio florestal é através do ataque directo ou combinado.
O ataque indirecto que os técnicos chilenos defendem acaba por consumir mais recursos florestais não garantindo a extinção do incêndio!
Quanto à candidatura a PM tem o meu apoio se de facto concretizar as medidas aqui apresentadas!

 

At 6:54 da tarde, Anonymous Anónimo

Meu caro Ice,
Vivi o dia em que qr queiras qr n tens q adimitir q sabes muito pouco, ou quse nada do q estamos a falar. minha cara avelã, obrigado!
ausento-m deste blogue 1s dias e coisas demasiado interessantes acontecem na minha ausencia...enfim!!!
esqueceste-te de dizer aí algumas coisinha no q toca à opinião dos tecnicos chilenos...a pimeira é q consideram milagroso o q conseguimos fazer com os recursos q temos e embora consideram q esta n é a melhor forma para combater incendios tb pediram a opinião de uma delegação portuguesa que se deslocou ao chile para o combate a incendios e o socorro de vítimas. ora bem...para o amadorismo q v.exa insinua n tá nada mal!!!!
e a questão põe-se ainda de outra forma: a facilidade da crítica aos bombeiros é impressionante.
claro que se tem q continuar a apostar na formaçao e na reciclagem,mas nem todas as corporações de bombeiros dispõem de meios próprios e com isto estou a falar das chamadas "casa escola" ou de formadores qualificados e qr queiramos qr n, neste ponto sou intransigente, a formação deveria ser totalmente suportada pelo estad, assim como coisas pequenas, pq se tem q começar por algum lado, o fardamento tb deveria ser suportado na totalidade pela corporações.
e se estivermos a falar na quantidade absurda de dinheiro q o estado poupa em mão-de-obra ....a coisa passaria a ser insultuosa.
qto as contratações de empresas de combate a incendios é erro, mas isso sabemos nós e sabe o resto do mundo. a compra de meios aéreos próprios de combate a incendio é prioritário.
ultimo apontamento: é absolutamente deplorável o q dizemos quando nos sentimos acoados. tornamo-nos ditadorzecos de segunda.
sou tua amiga e adoro-te, mas estás errado. admite o erro no radicalismo das tuas afirmações. é única saída

 

At 9:54 da manhã, Blogger Ice-device

é interessante que o avelã concorda comigo nas medidas essenciais no combate aos incendios: Meios aereos próprios, mais meios para os bombeiros, penas pesadas para os pirómanos, responsabilização dos proprietários, plantação de espécies autóctones, e controlo na mediatização.

Ele não concorda com a total profissionalização nem com a generalização de que Voluntariado quer dizer amadorismo. E eu não disse isso. Mas que há amodorismo em muitos bombeiros, há. e tamb+ém ele sabe disso. Lamento se não é politicamente correcto.



2 - Eu não disse que a culpa é dos bombeiros mas do estado. Devias ler antes de responder para não fazeres má figura.

"não estou a falar das atitudes altruistas que muitas dessas pessoas tomam. ainda bem que o fazem."

"é optimo que haja pessoas com grande coração e façam voluntariado. Admiro-as sinceramente"

"Eu acho que os bombeiros e voluntários socorristas fazem milagres com as condições que têm. A responsabilidade é do estado."


Há algum problema na construção frásica destes excertos, ou não entendes português?


http://veraoverdeorg.blogspot.com/2006/04/combate-aos-incndios-caro-e-ineficaz.html~

devias ler isto.

e sim, também os bombeiros se deixam influenciar pela mediatização como qualquer outra pessoa.

Traz mais argumentos, que eu respondo indefinidamente.

 

At 12:55 da manhã, Anonymous Anónimo

Tenho uma proposta a fazer... porque não constituir uma Federação Portuguesa dos incêndios?! Ou uma Liga de Incêndios?! Um organismo para regular a actividade dos incendiários, podíamos aconselhar os associados a deixar de pagar o IRS e as contribuições para a Segurança Social, como fazem os clubes de futebol... o que vos parece?

 

At 11:54 da manhã, Blogger Ice-device

eheh
genial!