quinta-feira, janeiro 11, 2007
Música no coração
A RFM, a rádio preferida dos trintões [em idade ou espírito] decidiu colocar em prática a ideia peregrina de pedir aos seus ouvintes para eleger a melhor música de todos os tempos. Os resultados foram divulgados no último dia de 2006. No primeiro lugar ficou "one" dos U2, algo que nem me admirou pelo consenso que a música e a banda têm não só em Portugal mas, porventura, em todo o mundo. Aliás o u2 foram a banda mais citada no ranking das 300 músicas. 12 Canções. São uma amálgama de qualidade e mediatismo. Arrisco-me a dizer que são a banda preferida das estações de rádio que ampliaram em muito a fama que Bono e amigos tinham no início dos anos 90.

O horror e a tragédia vêm logo a seguir. Vejamos: Melanie C leva o terceiro lugar com " the first day of my life". Ok é subjectivo. Eu sei. Mas.... Por Deus.... A Melanie C fez a terceira melhor música de sempre? Beatles, Neil Young, Edite Piaf, ABBA e tal?

No 4º lugar outro portento da música de todos os tempos: André Sardet com "Foi Feitiço". Acredito que sim. Só um feitiço muito marado era capaz de colocar aquela música honesta e sem brilhantismo no 4º lugar. Num 4º lugar qualquer. Mas aqui era diferente...eram todas as músicas feitas desde sempre, enfatizo. E isso inclui as compostas e cantadas pela Aimee Mann, Louis Armstrong e Frank Sinatra. Quais quê? André Sardet desta vida!

a lista lá se desenrola com naturalidade beneficiando claramente os hits do momento. Quanto aos Queen... já não se aguenta.

Outras notas: Beatles nem vê-los. Genesis nada. Nirvana desconhecidos....

Uma referencia especial para o nº 136. Bittersweet simphony – the verve. Da lista apresentada, talvez a melhor. Ou pelo menos um lugar no top5.
 
Lavrado por Ice-device at quinta-feira, janeiro 11, 2007 | Permalink |


6 Comments:


At 4:46 da tarde, Blogger diesnox

Esse ranking é tão valioso como o concurso da Maria Elisa. As pessoas têm memória fraca, sabem pouco de história, e na hora de decidir, o cérebro prega-lhes uma partida, ou se calhar até não. O André Sardet nem nos 10 mil melhores do mundo constaria, tal como o Herman José nem nos 500 melhores portugueses figuraria do concurso da RTP. É tudo feitiço, é!

 

At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo

talvez nao seja mais uma rádio pra trintões.... ou então eles andam a dormir!

 

At 9:52 da manhã, Anonymous Anónimo

A RFM só pode ser a rádio preferida de alguém que raramente ouve mesmo rádio. Eles repetem as músicas até à exaustão!! E, tendo em conta os resultados da votação, cá pra mim os participantes teriam quase todos menos de 20 anos e eram utilizadores frequentes da linha da Carris Picheleira-Calvário.

 

At 2:14 da tarde, Anonymous Anónimo

é impressionante como a memoria é curta....caramba!!!faz-m pensar se não temos tb a memoria curta para outras coisas....o melhor é mesmo um resert.

 

At 5:38 da tarde, Anonymous Anónimo

É a cóltura, senhores, é a cóltura!

 

At 1:46 da manhã, Blogger xico

esqueçam a rfm...