quinta-feira, janeiro 18, 2007
QREN – Queres Rir Entre Nós?
José Sócrates apresentou o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O PM quer «mais e melhor» na aplicação dos 21,5 mil milhões de euros de fundos comunitários que irão vir de Bruxelas entre 2007-2013. Alguém acredita que a história não se irá repetir, numa versão francamente mais moderna? Os agricultores não vão comprar mais todo-o-terreno; os empresários das PME não vão dar mais formação inútil e arrecadar umas massas para pagar a boda das filhas e as casas dos filhos; as multinacionais não vão mais aproveitar para se instalarem em Portugal, na medida em que já deram o salto para os países emergentes; o Metro do Porto, já terá mais dificuldades em pedinchar uns tostões para se expandir a todo o custo (experimentem fazer uma viagem Porto/Póvoa de Varzim e vão sentir o pecado). Quantos engenheiros do sul partiram para construir a grande obra do Norte? E porque tê-lo-ão feito?

Foi um forrobodó. Vai sê-lo, outra vez. Os derradeiros euros da União Europeia vão ser gastos na OTA, TGV e no potencial humano (educação/formação)? Qual potencial? As escolas ensinam com professores precários. As universidades formam estudantes que o mercado não pode e não quer absorver. O TGV vai ter o mesmo trágico destino que a linha do Norte e os Pendulares: será um sorvedouro de rios de dinheiro. A OTA será o elefante branco da próxima década.

Não aprendemos nada. Uma minoria enriquece, a população continuará a queixar-se. Quando a Europa disser que se esgotaram os incentivos, perceberemos que vamos atrelados na última carruagem de um comboio enorme. Lá bem atrás.
 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, janeiro 18, 2007 | Permalink |


5 Comments:


At 3:45 da tarde, Blogger Ice-device

atrelados a um combóio no último vagão? desde que seja um combóio de alta velocidade...

 

At 4:14 da tarde, Blogger diesnox

Pode ser que o combóio largue a última carruagem deixando-a para trás. A última carruagem não aguenta com a velocidade.

 

At 4:27 da tarde, Blogger Ice-device

a ideia é manter-nos atrelados. nem que seja atrás da roménia. é melhor estar em último no combóio da europa do que ser a locomotiva da áfrica.

 

At 10:56 da manhã, Blogger diesnox

Contenta-te então com a última carruagem da Europa. Quando deres por ela, serás abandonado e terás de te contentar com uma boleia da locomotiva de África. Talvez te entendas melhor com o continente africano.

 

At 2:17 da tarde, Blogger Ice-device

na... deixar a europa.. nunca!