segunda-feira, janeiro 15, 2007
Sun-Rays-Saturdays Post
A propósito dos 10 Grandes Portugueses
D. Afonso Henriques

Afrontou a própria mãe para fundar um país. Assim nasceu um estado: de um parto muito difícil. O guerreiro deu o berço a um povo. Freud não terá explicação para este caso. Afinal, o complexo de Édipo não se aplica ao 1.º rei de Portugal.

Álvaro Cunhal


Lutou contra a maior ditadura do século XX na Europa. Ousou organizar uma resistência num Portugal adormecido e amordaçado. Foi preso e matou e roubou como todos os cativos. O seu maior erro foi querer acorrentar um povo que não queria mais largar o valor liberdade.

António de Oliveira Salazar

Se da guerra nos livrou, do desenvolvimento moderno nos afastou. Tivesse sabido sair de cena e o seu papel na página da história teria sido outro. Para a memória, ficará a sua vida associada à PIDE, ao assassínio de Humberto Delgado e à guerra colonial.

Aristides de Sousa Mendes

Num país de umas dúzias de diplomatas eternamente privilegiados, Sousa Mendes é a antítese da diplomacia: a vida humana e individual está acima dos interesses do Estado. O seu passaporte para o reconhecimento é a intemporalidade: porque não nos podemos esquecer que o cônsul salvou milhares de vidas de um destino a que milhões não conseguiram escapar.

Fernando Pessoa

Não tenho dúvidas: é para mim maior que Camões. E é-o pela capacidade em multiplicar vidas, pela escrita, pela criação. Melhor que tudo: soube interpretar o coração de um povo. E mais ainda: nunca teve subsídio do Estado para fazer obra em Portugal. Deus quis que este homem sonhasse, para que no fim a obra nascesse.

Infante D. Henrique

Sem ele, esqueçam a empresa dos Descobrimentos. Sem ele, esqueçam o objectivo de dar novos mundos ao mundo. Sem Infante D. Henrique o mar ainda barraria nas fronteiras do medo e do desconhecido.

D. João II

Assinou o Tratado de Tordesilhas. Quem é que alguma vez conseguiu dividir o mundo em duas partes? Nessa altura o mundo era diferente, mas o poder passava, pois, pelo domínio dos mares. Para mar dos nossos pecados...

Luís de Camões

O nosso Homero teve uma vida tão cheia de sonhos como de pesadelos pessoais. Hoje já não há armas nem barões assinalados, há uma praia lusitana de traumas e de atrasos. E com engenho e arte, já Camões nos avisara…

Sebastião José de Carvalho e Melo

A contradição entre a vontade do promotor da Lei da Boa Razão e o Portugal da segunda metade do século XVIII é abismal. Marquês de Pombal sabia bem o que era começar do nada, com regra e esquadro. Renascer das cinzas, Lisboa deve-lhe esse feito. Um profeta das realidades que expulsou os profetas do além.

Vasco da Gama


É símbolo do alcance de todos os impossíveis. E modelo da busca de todas as maravilhas longínquas. Pela confusão de sabores que nos trouxe, Vasco da Gama será mais que um ponte entre duas civilizações: o traço da descoberta do mundo em nós próprios.
 
Lavrado por diesnox at segunda-feira, janeiro 15, 2007 | Permalink |


8 Comments:


At 12:38 da tarde, Blogger Ice-device

Afonso Henriques.... Tudo dito. Tenho para mim que é o homem que vai ganhar.

Álvaro Cunhal: Não vou ser tão benevolente como a maioria das pessoas que nunca votou nele. Cunhal sempre foi "lavado" na sociedade portuguesa mesmo por aqueles que não concordavam com ele. é a velha treta de reescrever a história. Cunhal não lutou pela nossa liberdade. Ele lutou pela liberdade "dele". Cunhal lutou contra a perseguição mas a sua vontade não era uma democracia parlamentar, mas sim um ditadura do proletariado.

Cunhal é o reflexo de Salazar à esquerda: Discreto, Pobre, convicto, e fascinante para as mulheres. para se impor, sem problema de perseguir e matar.

Salazar: Um bocadinho do mesmo em relação a Cunhal, com a vantagem de ser um ditador menos violento que qualquer dos seus contemporâneos. Salazar era um homem brilhante. Levou a cabo uma ditadura de brandos costumes sem grande recurso à violência durante 48 anos apenas baseada no perfeito domínio da mente de uma colectividade.

Mas a sua visão atrofiante do destino de uma nação não se compadecia com o Pós-guerra eufórico. A Modéstia que impunha no nosso modo de vida era gritatemente apertada para um país com sede de viver.

O seu maior erro foi a guerra colonial quando enviou desnecessariamente milhares de jovens perder a vida por um pedaço de terra que eticamente não nos pertencia. Não percebeu ou não quis perceber que as duas super-potencias estavam em campo e portugal não interessava em África. Não percebeu tamb+em que o caminho da democracia era inevitável. Morreu casmurro, e a história encarregou-se de o tornar ainda mais escuro.

Muitos POrtugueses ainda sentem a sua falta. Esta votação é a prova disso.

Marquês de Pombal: Um estadista com métodos absolutistas que com a sua firmesa levantou o país. à custa da sua ignorancia.

Pessoa: Maior que camões? Sim.

Infante D henrique. Sem ele, adeus descobertas. Ele foi O HOMEM que as tornou possiveis com a sua escola de sagres que era uma espécie de silicone valey dos sec. 15/16.

Aristides sousa mendes: Tudo dito.

 

At 10:50 da manhã, Anonymous Anónimo

Eu teria votado no António de Oliveira Salazar. Fascismos à parte, se não fosse ele hoje não daríamos tanto valor às liberdades.

 

At 11:28 da manhã, Blogger Ice-device

Exacto. Um voto no cunhal serviria do mesmo.

 

At 2:24 da tarde, Blogger diesnox

O Cunhal nada fez. O que fez foi por ele, porque a Liberdade que ele queria, era, como diz o ice, para ele, e não para nós. Tivemos muita sorte, porque podiamos ter caído na esfera soviética e hoje seriamos ainda mais pobres do que somos.

 

At 7:50 da tarde, Anonymous Anónimo

Se pudesse voltar no tempo e viver a vida de um deles, sem dúvida, viveria a maravilhosa aventura de Vasco da Gama. O meu voto vai para ele!

 

At 1:45 da tarde, Blogger Ice-device

A propósito dos defensores dos candidatos:

O pior inimigo do cunhal será a sua advogada... Odete Santos vai apeixeirar o debate e isso não é bom para ele

paulo POrtas disse em directo que lhe tinham pedido para defender "outro personagem histórico" entenda-se... Salazar.

Por isso o ditador do sec XX terá um defensor de segunda opção que o torna à partida mais vulnerável. Até maria Elisa disse que a tarefa era "ingrata". Quanto mais massacram o homem, mais gente vota nele...

 

At 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo

votem no zeze camarinha...

 

At 1:24 da tarde, Blogger Ice-device

é uma possibilidade que já se esfumou. Se ele comeu tantas mulheres como afirma, devia estar pelo menos no top 100. Ah... esqueci-me foram quase todas estrangeiras.... não podem votar..