quinta-feira, junho 29, 2006
O bode expiatório
Ao contrário de todo o mundo do futebol, sou da opinião que o árbitro russo Valentin Ivanov não exagerou nos cartões. Ivanov cometeu apenas um erro. Foi demasiado brando na falta que lesionou Cristiano Ronaldo. Nessa ocasião, o árbitro devia ter mostrado o cartão vermelho, e aí teria segurado o jogo, que acabou por descambar por completo. Todos os cartões mostrados - 16 amarelos e 4 vermelhos - foram justos.

O árbitro russo tornou-se no bode expiatórios de uma arbitragem neste campeonato, que nos deixa muito a desejar. E o que dizer do penalty inventado contra a Austrália e que favoreceu a Itália. E o segundo golo do Brasil, frente ao Gana? Ninguém critica estas falsidades da bola?
Por estas e outras razões, considero que o árbitro do Portugal/Holanda não deve ser crucificado. Quem deve levar uma reprimenda, essa sim, deve ser o senhor todo-poderoso da FIFA, Joseph Blatter, que logo a seguir ao jogo, quis dar um cartão amarelo ao homem do apito. Inadmissível que alguém com tamanha responsabilidade, venha a quente comentar arbitragens, e numa fase tão importante de um campeonato! Pessoas como Blatter não fazem falta ao futebol. São precipitadas, incompetentes e irresponsáveis.

Há uma coisa que ainda não ouvi ainda muito desenvolvida: a selecção portuguesa tem jogado mal. Não fosse a inspiração de Maniche, a mestria e forma de Figo e a arte de Deco, Portugal já não estaria na Alemanha. Se não vejamos: jogámos contra Angola, Irão, México e Holanda. Alguém se lembra já dos momentos destes jogos, a não ser da emoção nas situações em que a armada holandesa corria para a grande área de Portugal?

Por este andar, ainda corremos o risco de levar uma goleada no(s) próximo(s) jogos(s). Tal não aconteceu na segunda parte do jogo contra a Holanda, vá-se-lá saber… Por sorte, por acaso, eu sei lá…
 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, junho 29, 2006 | Permalink |


2 Comments:


At 12:21 da tarde, Blogger Ice-device

Permite-me discordar. Portugal é uma selecção forte. Temos um meio campo muito bom . Mesmo sem o Deco. Com o deco então somos possivelmetne o melhor meio campo do campeonato. Deco a distribuir, Costinha e Maniche a recuperar e Petit a intimidar.

A defesa é sólida.

Os avançados têm qualidade se bem que os pontas de lança podiam ser melhores.

A nossa selecção é temível porque joga com garra e não se perde animicamente como em tempos passados. Mérito do scolari. Somos uma pequena itália. Jogamos mal contra Angola, é verdade, mas ganhamos. Jogamos muito bem contra o Irão, faltaram apenas mais 3 golos para nivelar o resultado com a exibição. Contra o México jogámos com reservas e ganhamos. Contra a HOlanda eramos nitidamente mais fortes sempre que estavamos em igualdade numérica.

Foi esse jogo que definiu o carácter da nossa selecção. Aguerrida, com uma técnica de primeira, experiente e eficaz.

Talvez seja por isso que os ingleses estão cheios de medo dela. Make no mistake: no sábado a Inglaterra sabe o que a espera: Um jogo duro até ao último minuto contra a selecção de uma "cidade espanhola" que os mete num bolso a jogar à bola.

Quanto à itália.. bem... a Itália é a minha segunda selecção preferida. Eu sei que eles são feios a jogar. Mas ganham e isso é a prova que a beleza não é tudo na vida.

 

At 12:18 da tarde, Anonymous Anónimo

Pergunto uma coisinha: o sr diesnox viu o mesmo jogo que eu?
Nop, n m parece!!!
Ora, os cartões foram justos, o árbito conseguiu quase controlar o jogo, Blatter foi precipitado no comentário logo após o jogo???Sinceramente n devemos ter visto o mesmo jogo...
Os erros qdo são cometidos devem ter consequências. o árbitro não teve capacidade para estar ali. Não soube fazer o seu trabalho condignamente.
Esteve bem na expulsão de Costinha e isso ninguem lhe tira o mérito. foi uma infantilidade aquela ida à bola com a mão, algo n desculpável naquela altura do jogo e n a um jogador com o curriculum do Costinha...