quinta-feira, junho 08, 2006
Três tristes notícias
Os transportes públicos vão aumentar a partir de 1 de Julho. O aumento oscilará entre os 2 e os 3%. Desde Maio de 2005 que andar de transportes públicos custa mais 10% no bolso das pessoas. Repito: 10%. A secretária de Estado dos Transportes considera que os portugueses «estão em condições» de aguentar esta nova subida. «Um euro e pouco», avança Ana Paula Vitorino. Serão as palavras da secretária de Estado para engolir em seco, ou para reagir?

Entretanto, o Banco Central Europeu (BCE) deverá anunciar hoje a subida das taxas de juro. Um agravamento que deverá situar-se nos 25 pontos (fixando-se nos 2.75%). Uma medida que visa atenuar as pressões inflacionistas na União. Na linha de Ana Paula Vitorino, será que o governador do BCE nos irá consolar afirmando que o aumento será apenas de uns 50 a 100 euritos, dependendo do valor do empréstimo que as famílias portuguesas - e europeias - contraíram e das taxas de spread praticadas pelos bancos? Coisa pouca…

Finalmente, o ilustre ministro da Economia decidiu viabilizar, num passe mágico, a operação de concentração da Brisa e das Auto-Estradas do Atlântico. Recorde-se que a AdC de Abel Mateus chumbou recentemente a fusão das duas empresas, defendendo assim os interesses dos consumidores que viajam naqueles percursos. E agora, Manuel Pinho decide, «em nome do interesse nacional», dar o aval à fusão? Decisão no mínimo surrealista e provocadora. O cidadão comum percebe isto: se tiver dois supermercados na sua rua os preços praticados pelos dois tendem a ser competitivos. Ganha o consumidor, vence o concorrente que praticar preços mais atractivos. Alguém acredita que a Brisa, tendo as duas principais ligações rodoviárias entre Lisboa e Porto, irá praticar preços concorrenciais? Aguardo, pois, que Abel Mateus interponha recurso da decisão ministerial junto do Tribunal de Comércio de Lisboa. Aí reside, sim, o interesse nacional.
 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, junho 08, 2006 | Permalink |


5 Comments:


At 2:11 da tarde, Anonymous Anónimo

Aumento dos transportes:

Enquanto os nossos ministros continuarem a andar de carro oficial com motorista e batedores o nosso sistema de transportes públicos vai continuar a ser sempre a desgraça que se vê...
Chegamos ao cúmulo, pelo menos nos arredores de Lisboa, de ser mais barato andar de carro do que de transportes públicos :S

Fazem-se investimentos milionários em autocarros a bio-diesel, Esses investimentos são depois reflectidos no preço dos bilhetes de forma a manter a viabilidade das empresas (leia-se Carris)... e os eléctricos?! O que foi feito deles? Esse símbolo desta cidade que já faz, literalmente, parte da história de Lisboa...

Não seria mais eficiente manter os eléctricos?! A estrutura estava montada, a poluição quase nula, a vertente turistica maximizada...

Será que alguém se anda a "encher" com este negócio?

 

At 2:13 da tarde, Anonymous Anónimo

O negócio das auto-estradas:

Quem é o Manuel Pinho? de onde vem? o que é que ele fazia na vida?
o que é que ele vai fazer das nossas vidas?

 

At 2:56 da tarde, Blogger Sara

Jane:

O ti Manel é um senhor de 51 anos doutorado em Economia pela Universidade de Paris. Antigamente andava metido nas finanças privadas do BES e da CGD. Actualmente a sua missão é inovar na economia portuguesa. Mas não deve tardar a dar corda aos sapatinhos porque é o ministro que parece mais desgastado em termos de popularidade. Entretanto vai deixando buracos nos bolsos dos tugas.

 

At 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo

Mas porque é que o tiraram do BES? Ele tinha lá um cantinho tão confortável, ninguem sabia da sua existência, tinha uma vida pacata... ou então deixam-no estar nos Estados Unidos a dar as suas aulinhas..
Não percebo porque se foi meter nesta alhada.
Já repararam que o sr. raramente aparece? e quando aparece é para meter o pé na argola... podia ser o ministro fantasma, não? ;)
Já agora? É filho de quem?

 

At 6:01 da tarde, Blogger Sara

É filho da mãe. :x