segunda-feira, junho 19, 2006
VPV


Meio mundo troça as suas palavras. Outro meio, talvez o ouça e ao mesmo tempo o ignore. Não me identificando nem com o primeiro nem com o segundo universos, confesso que sou daqueles que gosta de o escutar– apesar do seu tom de voz monocórdico e um tanto cansativo – e, sobretudo, de o ler. Estou a referir-me a Vasco Pulido Valente. Domingo à noite, pudemo-lo ver, numa rara aparição, em entrevista na :2, hoje reproduzida no Público.

Vasco fez uma análise do Portugal hodierno. Pulido não teve papas na língua. Valente apontou números exemplos do caos nacional. Eis alguns exemplos:

Para que é que temos um embaixador em Malta? Para quê? […] Porque as carreiras são óptimas.

Para que serve o Ministério da Ciência? […] Quem faz Ciência são as universidades.

O Ministério do Ambiente bastava-lhe ser normativo e inspectivo. E as Forças Armadas, por exemplo, podem ter cortes radicais sem prejudicar ninguém.

Ninguém trabalha no Parlamento. Há apenas umas 50 pessoais que resolvem tudo.

A classe média em Portugal nasce, vive do Estado.

Lúcido, Vasco Pulido Valente, contou a ainda uma pequena história, que não resisto a reproduzir. O que faz o pobre à vaca, quando o funcionário do Estado se vai embora, questionou VPV? O pobre mata e come a vaca. Porque, como frisou VPV, um pobre com fome, na primeria oportunidade, não perde tempo em matar a fome. Mesmo que fique depois sem a vaca...
 
Lavrado por diesnox at segunda-feira, junho 19, 2006 | Permalink |


11 Comments:


At 1:37 da tarde, Blogger Ice-device

não gosto dele pela simples razão que não aprecio pessoas que só estejam bem a falar mal dos outros.
até pode ter razao nalgumas coisas e eu tenho o costume de o "ler" no público, mas alguém com uma atitude do "contra" por sistema devia olhar mais para si próprio.

 

At 1:44 da tarde, Blogger diesnox

O VPV acerta em muitas coisas... As más línguas dizem que el não acerta nunca, porque normalmente se inspira na garrafa de Wiskey. Com ou sem malte, eu acho que ele tem uma visão da história que é real e cruel. Portugal é mesmo assim: um país sem memória, apesar dos seus 8 séculos de vida.

 

At 1:50 da tarde, Blogger Ice-device

não é com um tipo sempre a lembrar-nos disso e com uma visão miserabilista dos outros que vamos a lado algum. Ele que traga soluções.

 

At 2:13 da tarde, Blogger diesnox

Soluções... Ele trouxe-as: cortes nas Forças Armadas; eliminação de metade das embaixadas no MNE; a Agricultura pode ser assegurada por uma secretaria de Estado; o Ambiente é um disparate, já que nesta área tudo se regula pela via legislativa; extinção do Min. da Ciência, já que quem faz Ciência sãs as universidades; redução para menos de 100 deputados na nossa AR; eliminação de cenetnas de milhares de funcionários publicos que se alimentam dos privados; privatziação de algumas universidades; ... Chega?

 

At 2:26 da tarde, Blogger Ice-device

então e porque é que ele não vai para a política para tomar essas decisões?

 

At 4:02 da tarde, Blogger diesnox

Ele não vai porque tudo isto depende de duas coisas: Dos políticos e da coragem... No dia em que houver políticos sem medo de perderem eleições, aí sim o país terá futuro.

 

At 5:15 da tarde, Blogger Ice-device

aí sim o VPV vai escrever um artigo a dizer que esses políticos de grande coragem estão a enterrar o país ainda mais a acabar com o estado de espírito das pessoas , bla bla bla
típico.

 

At 12:44 da tarde, Anonymous Anónimo

não estaremos a radicalizar?
VPV é um anti-sistema e é bom nisso.
curiosamente não é incoerente, sempre critica, mas apresenta o que ele chama de saídas simples, mas pouco airosas das questões.
Num país onde é tão raro alguém ter opinião própria e esta n ser a recolha de 20 000 outras copiadas de outros sistemas políticos à espera de soluções milagrosas para o nosso país, VPV é uma lufada de ar fresco. As vezes esses ar é tóxico e com laivos de amargura, mas n deixa de ser interessante.

 

At 5:40 da tarde, Blogger Ice-device

lufada de ar fresco? oh come on!

 

At 12:23 da tarde, Anonymous Anónimo

n sejas obtuso!

 

At 6:18 da tarde, Blogger Ice-device

não sejas presunçosa