quarta-feira, novembro 08, 2006
4 vezes 4
Era o quarto a acontecer, naquela manhã de céu de cinza e ciprestes. Um a um, foram cravados os chumbos - não reparei no pormenor visual, nem quero conhecer os modos da arte, apenas senti na espinha os latejos dos chumbos, de um som audível até entre os descansados. Três deles, desconheço se eram homens ou mulheres. Eram apenas tábuas com seres humanos, a que a ciência atribui um termo técnico, demasiado oco, para o repetir. Chovia intensamente entre a entrada no espaço - sagrado, para uns, aniquilador, para todos – e o ritual dos últimos choros. Alguns eternos minutos de aguaceiros serviram para molhar as ruas com todos os nomes possíveis. Não dá para acreditar, não dá mesmo para perceber se «É assim?», ou «Assim é!, porque, numa análise pensada das coisas, «É, assim, é!». Depois da chuva passar e do acto de descida ao solo – também me distanciei -, quatro homens, funcionários de uma ordem rotineira, foram lavar as galochas pretas. Três fizeram-no na corrente da torneira, limpando a lama das solas. Pé esquerdo, e depois, pé direito. O quarto homem aproveitou a poça para demover os últimos pedaços de terra ensopada. Um dos funcionários, tinha uma camisa de flanela e peito magro. Apesar das modernices, deve cansar tapar com terra quatro caixões, numa só manhã de céu de cinza e ciprestes.

Moral dos factos: tudo o que acontece à nossa volta é solucionável perante o fim. Nem que esse fim seja tanto real como simbólico e nos tenha levado alguém.
 
Lavrado por diesnox at quarta-feira, novembro 08, 2006 | Permalink |


1 Comments:


At 4:05 da tarde, Blogger Sara

"E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

(Miguel Sousa Tavares)