quinta-feira, julho 27, 2006
Partilha

«Eles querem tudo para eles e o diabo para os outros», confessava-me surpreendentemente a dona Carbonara, uma judia convertida ao cristianismo que vive em Portugal. «E qual a solução para o problema do Médio Oriente», perguntei? «Partilha», responde-me a senhora.

Para a senhora Carbonara, os israelitas são os causadores desta crise. Sinto-me tentado em pensar o mesmo. Até porque o rapto de um soldado israelita, não pode servir de pretexto para uma guerra de afirmação conduzida por uma mão cheia de políticos de coração vazio. Mais ainda: o que aconteceu Quarta-feira, com o ataque «aparentemente deliberado» (as palavras são de Kofi Annan) da artilharia e força aérea judaica sobre um posto da ONU, em Khiyam, Sul do Líbano, indiciam que há uma vontade desequilibrada de Israel em estender uma fome de sangue a todo o custo no Líbano.

Enquanto Ariel Sharon agoniza no leito, o sucessor, Ehud Olmert, dá ordem para lançar todas as bombas que quer e onde quer. Não desprezando todo o mal que cometem os combatentes do Hezbollah – porque os seus rockets também matam civis inocentes em Haifa – a minha leitura do labirinto de violência no Médio Oriente leva-me a uma conclusão: Israel tem de ouvir a mensagem da senhora Carbonara. É que sem partilha, não há nada…

Partilha que também se aplica aos EUA, à Síria e ao Irão. Infelizmente, os senhores da Cimeira de Roma não puderam ouvir a mensagem da dona Carbonara.
 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, julho 27, 2006 | Permalink |


2 Comments:


At 3:05 da tarde, Blogger Ice-device

eeh estando em Itália, eles deviam ouvir mais mensagens da Carbonara, da Bolonhesa e dos Ceneloni.


[desculpem... piadinha estúpida eu sei... para mais sobre um assunto tão sério como uma guerra que mata civis.. não se repete]

 

At 2:54 da tarde, Anonymous Anónimo

Há dúvidas que a culpa é do Bush e dos americanos? Aquela Condoleeza anda de um lado pro outro a ganhar tempo e sem nada resolver... pra quem queria um cessar fogo imediato HÁ UMA SEMANA ATRÁS! Será que eles não percebem que semeiam ódio por todo o lado... e depois não querem ser atacados!Estou farta dos americanos e das suas tramóias!